Minas Gerais

Segurança forma nona turma do Curso de Operações com Cães  

Publicados

em

Legenda

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), por meio da Superintendência Educacional de Segurança Pública, e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) realizaram nesta sexta-feira (27/5), a cerimônia de encerramento da nona turma do Curso de Operações com Cães em ambientes carcerários. Na solenidade, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, foi representado pela secretária Executiva de Segurança Pública, Tatiana de Matos.  

Participaram desta turma 48 profissionais do Depen-MG, de diversas unidades prisionais do estado; dos Sistemas Socioeducativos de Minas Gerais e do Distrito Federal; e da Força Aérea Brasileira (FAB). Curso  

A capacitação tem como objetivo qualificar e padronizar os policiais penais para realizarem procedimentos operacionais com o auxílio de cães, desenvolver habilidades para que este manejo e adestramento sejam seguros, e também preparar os animais, desde o nascimento, para a atuação em ambiente prisional e operações policiais.  

Para o coordenador do curso, Ivo Martins, estas capacitações representam a difusão de conhecimentos, trazendo muito mais segurança para as unidades prisionais. “Trabalhamos com a valorização de uma atuação preventiva. Os alunos aprendem todas as etapas das atividades com cães, desde o manejo inicial até as situações que exijam intervenção na área carcerária”, explica o coordenador.  

Leia Também:  Deputados questionam Semad por contratação de consultorias e segurança de barragens

O curso de operações com cães em ambientes carcerários tem carga horária de 110 horas/aula e duração de 11 dias. Os participantes têm acesso a um conteúdo que inclui aulas teóricas, práticas e treinamentos físicos. Dentre as disciplinas oferecidas, constam: noções de veterinária, legislação aplicada, noções de intervenção em unidades prisionais, rotinas administrativas, comportamento animal aplicado, técnicas de adestramento e protocolo Marc 1 – atendimento pré-hospitalar de combate (APH).  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Gustavo Santana (PL) honra tradição e assume secretaria na Assembleia

Publicados

em

O deputado estadual Gustavo Santana (PL)  assumiu o cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o biênio 2023-2025. Essa posição é considerada uma das mais importantes na hierarquia do Legislativo estadual, sendo responsável pela gestão administrativa e financeira da Casa. 

 

Por Alex Cavalcante – O deputado estadual Gustavo Santana (PL) acaba de assumir o cargo de primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), consolidando sua posição como uma das principais lideranças da política mineira. Filho de Zé Santana, uma das maiores referências políticas do estado e reconhecido nacionalmente por sua trajetória e influência, Gustavo carrega um legado de dedicação ao serviço público. Com sua vasta expertise na vida pública, e juventude para trabalhar, o deputado substiuiu o colega de partido, Antônio Carlos Arantes, que não consigou convecer o PL para continuação no posto.

Gustavo Santana vem de uma trajetória marcada pela busca de resultados para Minas Gerais. Desde seu primeiro mandato, demonstrou compromisso com pautas estratégicas, como o fortalecimento econômico das regiões mais vulneráveis, incentivo à infraestrutura e políticas públicas de saúde. Sua experiência e articulação política o tornam uma peça-chave na atual Mesa Diretora, principalmente para defender os valores da Direita em Minas Gerais e fortalecer sua agenda no estado, porém de forma equilibrada e com bom senso.

Leia Também:  Cemig vai reunir mais de 500 jovens de Minas Gerais nas Olímpiadas que Transformam

A chegada de Gustavo ao cargo de primeiro secretário representa um avanço importante para os grupos políticos alinhados à Direita, permitindo maior influência sobre decisões administrativas e legislativas. Ele assume o compromisso de garantir transparência na gestão da Casa e fomentar políticas públicas alinhadas às demandas dos mineiros, reforçando a ligação entre o Legislativo e os interesses da sociedade.

Essa nova etapa promete potencializar a articulação política do PL (Partido Liberal) em Minas Gerais, consolidando o partido como uma das principais forças da Direita no estado. A experiência e a liderança de Gustavo Santana certamente trarão benefícios tanto para o Legislativo quanto para a população mineira, especialmente em áreas prioritárias como geração de empregos, infraestrutura e fortalecimento dos valores conservadores.

A primeira secretaria da Assembleia é responsavél pela gestão financeira da casa.

 

Gustavo Santana, ao lado do pai, José Santana – Eterno presidente de honra do Partido Liberal

Confira abaixo a entrevista do agora secretário da ALMG para imprensa mineira:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA