Minas Gerais
Segurança no Sistema Socioeducativo é tema de seminário em Belo Horizonte
																								
												
												
											A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), promove em Belo Horizonte, nesta terça-feira (28/11), o Primeiro Seminário de Segurança Socioeducativa de Minas Gerais.
O objetivo é consolidar e disseminar práticas eficazes no âmbito da segurança socioeducativa, voltada para atuação junto aos jovens em conflito com a lei.

A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle da Silva Cyrillo, enfatizou a importância histórica do evento ao abordar a temática da segurança como um eixo fundamental da política socioeducativa. “Pela primeira vez, depois de tantos anos da política socioeducativa, estamos discutindo a segurança como eixo da política”, enfatiza.
Giselle Cyrillo destacou, ainda, que a segurança socioeducativa vai além de ser um mero garantidor de outros direitos, como educação, saúde e lazer. Para ela, a segurança socioeducativa é fundamental para a viabilização do cumprimento de todos os eixos da política, mas também representa um direito fundamental em si. A subsecretária instigou os participantes a privilegiarem o espaço para a construção de políticas públicas, baseando-se não apenas no conhecimento teórico, mas também no conhecimento empírico adquirido pela prática.
Debates e perspectivas
Ao longo do dia, o evento, que é realizado na Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, será marcado por debates em mesas temáticas, com destaque para a discussão sobre a segurança socioeducativa como instrumento da rotina institucional; a relação entre segurança socioeducativa e a garantia de direitos; e a importância dos autocuidados de saúde para os profissionais da área.
Todas as mesas contam com a mediação e a participação de gestores e agentes socioeducativos, entre outros profissionais, que atuam nas unidades socioeducativas do estado, favorecendo a troca de experiências e a valorização dos servidores.
Parcerias
Parceiros importantes para a política socioeducativa foram homenageados com uma honraria: a coordenadora da Defensoria Especializada dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Ana Paula Souza; o 1º tenente da diretoria de Operação da Polícia Militar, Marco Túlio – representando o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Piassi; e o major Bombeiro Militar, Eros Alonso – representando o coronel Eduardo Silva, comandante da Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas
																	
																															
														GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
														O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
- 
																	
										
																			COLUNA MG7 dias atrásCircuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana
 - 
																	
										
																			EMOÇÕES4 dias atrásO amor que virou missão!
 - 
																	
										
																			CIDADES6 dias atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
 - 
																	
										
																			Brasil e Mundo7 dias atrás1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
 - 
																	
										
																			ENTRETENIMENTO7 dias atrásAlpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais6 dias atrásA união que move o campo
 - 
																COLUNA MG7 dias atrás
Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais7 dias atrásMarinha realiza operação em Furnas
 
								


											
											
											
											
											
														
																											
														
																											
														
																											