Minas Gerais

Segurança Pública cumpre agendas em Montes Claros e Francisco Sá

Publicados

em

Acompanhar o trabalho realizado nos equipamentos da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) e articular estratégias para, cada vez mais, reduzir e combater a criminalidade nos municípios mineiros foram pauta de agenda do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e do secretário adjunto da pasta, coronel BM Edgard Estevo, em Montes Claros, no Norte de Minas.

Na terça-feira (30/5), eles reuniram-se com o Grupo de Intervenção Estratégica (GIE), que conta com representantes de todas as forças de segurança. O objetivo das reuniões de GIE é fazer análises dos cenários de dinâmica criminal e pensar conjuntamente ações estratégicas de fomento à segurança pública. Ainda na terça-feira eles estiveram no Centro Socioeducativo de Montes Claros e na Penitenciária de Francisco Sá, município vizinho, a fim de verificar in loco as atividades desenvolvidas nas duas unidades.

Sejusp / Divulgação

Nesta quarta-feira (31/5), a comitiva da Sejusp acompanha os trabalhos nas duas unidades prisionais de Montes Claros e, em uma delas, estará com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça.

Leia Também:  Escola de Contas publica lista de candidatos aprovados para o curso de pós-graduação EaD em Finanças Públicas

Para o secretário Rogério Greco é de extrema importância avaliar as estruturas prisionais e socioeducativas e participar de reuniões integradas regionais para que a Sejusp possa acompanhar, de perto, demandas de cada região.

“A nossa gestão faz questão de ser próxima. Sempre que possível, estamos por perto, acompanhando os trabalhos da segurança pública de forma regionalizada. É importante ouvir as forças de segurança e o servidor da Sejusp, tanto do sistema socioeducativo quanto do sistema prisional, para que, juntos, possamos pensar em estratégias de melhoria continuada do trabalho desempenhado. O foco é o cidadão mineiro. É sempre melhorar a segurança pública de Minas Gerais”, reforçou Greco.

Estatísticas criminais

A criminalidade violenta em Montes Claros – quando analisado o somatório dos 13 crimes violentos monitorados pelo Observatório de Segurança Pública da Sejusp – apresenta redução de 25% nos primeiros quatro meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados de roubos, por exemplo, tiveram redução de 37%, passando de 167 para 104 registros no período de janeiro a abril, na comparação de 2023 com 2022.

Leia Também:  PCMG cumpre mandado de prisão preventiva em Almenara

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Autorizadas obras de melhoria e ampliação do Anel Viário de Montes Claros

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  3ª vice-presidente do TJMG recebe Defensoria Pública para tratar sobre Cejusc Itinerante

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA