Minas Gerais
Segurança Pública promove treinamento sobre Atividade Policial
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de sua Unidade de Treinamento (UTRE), realiza, nesta quarta-feira (4/5), uma capacitação voltada para as forças policiais. O objetivo da ação – “Atividade Policial – da sobrevivência à liderança” – é abordar conhecimentos que auxiliam na capacitação de servidores quanto à atividade policial, operacional e possíveis consequências jurídicas dessas atividades, proporcionando reflexões no que se refere à integração de diferentes instituições de segurança.
Participam da capacitação servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Sistema Socioeducativo, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Guarda Civil Municipal e Sejusp.
“Temos obsessão por treinamentos. Essa é uma missão nossa na Sejusp: sempre capacitar. Queremos deixar este legado”, disse o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.
Capacitação
Dentre os temas abordados no treinamento, destaque para “Liderança Extrema”, que apresenta o desafio de liderar equipes de alto rendimento e que enfrentam o perigo diuturnamente, e “Direito Operacional”, que visa discutir o domínio jurídico diante das tarefas operacionais. Os temas foram trazidos no período da manhã, respectivamente, pelo tenente coronel Maurílio Nunes, ex-comandante do Bope RJ e comandante do 23º Batalhão da PMRJ e pelo major Leonardo Novo, oficial da PMRJ com ampla experiência em Operações Especiais – Bope e Colômbia.No período da tarde foram apresentados temas como o “Novo Cangaço” (tipo de crime em que quadrilhas altamente armadas sitiam cidades e promovem crimes em diferentes partes do país) e os “Processos de Capacitações e Formação de Tropas Especiais” (instrução e preparação de tropas especiais para combater, de forma eficaz e enérgica, esse tipo de criminalidade).
O encontro foi fechado com apresentação sobre o tema “Mentalidade de Combate”, com abordagem de casos reais para debater formas de aprimorar a proteção policial, por meio de comportamentos ativos. Destaque, no segundo momento da ação, para a presença dos convidados major Daniel Lopes, subcomandante do Bope da PMMG; capitão Fernando Antunes, oficial da PMMG e ex-comandante do time de negociadores do Bope da PMMG; e o investigador da Policial Civil de Minas Gerais, Marco Matos, que é chefe da Unidade de Treinamento da Sejusp e comandante da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da PCMG.Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.