Minas Gerais

Seinfra, DER-MG e Polícia Militar lançam campanha contra o vandalismo no transporte metropolitano

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) se uniram para promover a campanha “O transporte coletivo é público. Se é público, é seu”.

Seinfra / Divulgação

O objetivo é conscientizar sobre a importância da conservação dos espaços e equipamentos que compõem o sistema de transporte coletivo metropolitano – pontos, estações, terminais e veículos, além de incentivar a população a denunciar atos de vandalismo, o que poderá ser feito de forma anônima.

“Esta campanha é uma soma de esforços com o DER-MG, a Polícia Militar e toda a população. A prestação de um serviço de qualidade e com eficiência depende diretamente do envolvimento de todos, principalmente na preservação desses espaços e equipamentos coletivos”, reforça o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Fajardo.

Diariamente, o sistema de transporte coletivo metropolitano registra ações de vândalos. O resultado é viso em situações como vidros quebrados, banheiros inutilizáveis, pichações espalhadas em paredes e assentos, veículos danificados, equipamentos destruídos ou furtados, entre outros.

Leia Também:  Reabertura do Minascentro no formato de concessão traz economia de R$ 1,5 mi ao ano para o Estado

Além dos prejuízos materiais e financeiros, a situação também afeta a qualidade do serviço oferecido e causa transtornos aos usuários que precisam utilizar o transporte público. Um ônibus, quando é propositalmente quebrado, precisa ser retirado de circulação para manutenção e deixa de atender a centenas de passageiros.

Em exemplos recentes, as estações de transferência na rodovia MG-010, da Av. Brasília, em Santa Luzia, e da Av. Padre Pedro Pinto, em Belo Horizonte, foram fechadas para revitalização e, pouco tempo após a reabertura, já apresentavam os primeiros sinais do vandalismo.

O material eletrônico da campanha será divulgado nas redes sociais das instituições envolvidas, enquanto o material impresso será afixado em toda a frota dos ônibus metropolitanos, nos terminais, estações, pontos comerciais estratégicos e nas bases comunitárias da PMMG.

As denúncias anônimas poderão ser feitas pelo telefone 190, da Polícia Militar de Minas Gerais, que ficará responsável pela adoção de medidas preventivas e de repressão aos atos de vandalismo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lewandowski tranca ação penal da Lava-Jato contra Alckmin
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA