Minas Gerais

Sejusp e prefeitura de Itabirito assinam acordo para implantação do Selo Prevenção Minas  

Publicados

em

Um acordo de Cooperação Técnica para implantação do Programa Selo Prevenção Minas em Itabirito, na Região Central do Estado, foi assinado nesta quinta-feira (17/11) na Câmara Municipal da cidade.  Ele é uma espécie de consultoria qualificada para municípios, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), que ajuda no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propõe ações de prevenção à criminalidade. Funciona como uma estratégia de capilarização de atividades e ações de prevenção em todo o Estado.   

Tiago Ciccarini / Sejusp

O secretário adjunto da Sejusp, Jeferson Botelho, considera a assinatura do acordo um evento de grande cunho social, pois concretiza a política pública de prevenção à criminalidade, de forma harmônica com a sociedade civil, promovendo a inclusão social. “O Selo Prevenção significa intersetorialidade, transversalidade e integração sistêmica com as demais políticas públicas, visando fomentar a articulação entre a sociedade civil e os órgãos do sistema de defesa social e de justiça, em projetos e ações de segurança pública”, detalha.  

Leia Também:  Trilhas de Futuro é apresentado por Minas para inspirar educação de qualidade a todo o país

Já foram realizadas várias articulações interinstitucionais entre a coordenação do programa Selo Prevenção Minas e a Prefeitura de Itabirito, voltadas para questões internas, como fluxos, procedimentos, diagnósticos e reuniões. Esta foi a primeira ação de maior visibilidade no município, na qual participaram membros da sociedade civil, por meio das associações comunitárias, e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Poderes Executivo e Legislativo Municipais, Polícia MilitarCorpo de Bombeiros MilitarPolícia Civil e Guarda Municipal.  

Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Andreza Meneghin, a implantação do Selo Prevenção em Itabirito é um passo importante na melhoria da segurança pública na região. “Ele traz o município, seus moradores e sua rede parceira para a construção de estratégias preventivas, junto com o Estado”, avalia a subsecretária.  

A equipe da Supec que trabalha na implantação do programa acredita que o evento vai ajudar a dar mais visibilidade para o Selo Prevenção, promovendo o engajamento das autoridades, bem como ampliando o envolvimento e a participação dos cidadãos locais. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Agentes culturais de Santa Luzia pedem apoio da prefeitura para desburocratizar editais da área
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA