Minas Gerais
Sejusp e prefeitura de Itabirito assinam acordo para implantação do Selo Prevenção Minas
Um acordo de Cooperação Técnica para implantação do Programa Selo Prevenção Minas em Itabirito, na Região Central do Estado, foi assinado nesta quinta-feira (17/11) na Câmara Municipal da cidade. Ele é uma espécie de consultoria qualificada para municípios, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), que ajuda no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propõe ações de prevenção à criminalidade. Funciona como uma estratégia de capilarização de atividades e ações de prevenção em todo o Estado.

O secretário adjunto da Sejusp, Jeferson Botelho, considera a assinatura do acordo um evento de grande cunho social, pois concretiza a política pública de prevenção à criminalidade, de forma harmônica com a sociedade civil, promovendo a inclusão social. “O Selo Prevenção significa intersetorialidade, transversalidade e integração sistêmica com as demais políticas públicas, visando fomentar a articulação entre a sociedade civil e os órgãos do sistema de defesa social e de justiça, em projetos e ações de segurança pública”, detalha.
Já foram realizadas várias articulações interinstitucionais entre a coordenação do programa Selo Prevenção Minas e a Prefeitura de Itabirito, voltadas para questões internas, como fluxos, procedimentos, diagnósticos e reuniões. Esta foi a primeira ação de maior visibilidade no município, na qual participaram membros da sociedade civil, por meio das associações comunitárias, e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Poderes Executivo e Legislativo Municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Andreza Meneghin, a implantação do Selo Prevenção em Itabirito é um passo importante na melhoria da segurança pública na região. “Ele traz o município, seus moradores e sua rede parceira para a construção de estratégias preventivas, junto com o Estado”, avalia a subsecretária.
A equipe da Supec que trabalha na implantação do programa acredita que o evento vai ajudar a dar mais visibilidade para o Selo Prevenção, promovendo o engajamento das autoridades, bem como ampliando o envolvimento e a participação dos cidadãos locais.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSistema Faemg Senar impulsiona o desenvolvimento de quem produz no campo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásVestibular Uemg tem recorde de inscritos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásGuia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásJF emite 100 mil identidades
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCom apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás6 mil novas empresas criadas em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMunicípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSigma Lithium destaca liderança do Brasil em lítio sustentável na COP30



