Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Semad divulga resultado da seleção de projetos para implantar coleta seletiva

Publicados

em

Divulgação / Semad

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), divulga o resultado do Edital de Chamada Pública nº 002/2022 para seleção de projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva a serem executados por municípios e consórcios públicos intermunicipais de Minas Gerais. O edital visa estimular e fortalecer a coleta seletiva no estado, fundamental para a gestão adequada de resíduos sólidos urbanos.

“A coleta seletiva é etapa fundamental na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Com essa seleção, o Governo de Minas fortalece os projetos das cidades contempladas, trazendo melhorias na qualidade de vida da população, por meio do cumprimento das determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, enfatiza o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Ao todo, foram realizadas 115 inscrições, sendo 13 consórcios e 102 municípios. Do total de inscritos, foram habilitados três consórcios e 17 municípios. Os consórcios habilitados e os quatro primeiros municípios habilitados receberão o repasse do recurso no valor de até R$ 4,5 milhões, por celebração de convênios com a Semad para compra dos equipamentos previstos nos projetos apresentados.

Leia Também:  Projetos do orçamento de 2024 e do PPAG podem ir a Plenário

A Semad irá realizar o contato inicial com os municípios selecionados – Itanhandu, Paracatu, Pirapora, Luisburgo – e os Consórcios Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas), Intermunicipal Multissetorial do Entorno do Caparaó (CIS-Caparaó) e Regional de Saneamento Básico (Consane). Juntos, os três consórcios atuam em cerca de 50 municípios.

O prazo para apresentação de recurso referente ao resultado vai até 28/5/2022.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, reforça a importância dessas ações nos municípios que contribuem para um meio ambiente equilibrado e também para o desenvolvimento socioeconômico do estado, a partir do retorno dos materiais recicláveis ao ciclo produtivo.

Clique aqui e confira o resultado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Fhemig oferece mais de 130 vagas para nível superior

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA