Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Semad realiza operação de fiscalização de recursos hídricos na região Central de Minas Gerais

Published

on

Equipes da Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizaram, entre 17 e 21/7, a operação “Explota”. Na ação, foram fiscalizados pontos de captação de recursos hídricos sem regularização, buscando coibir as intervenções irregulares. O total de multas aplicadas é de cerca de R$ 170 mil.

O trabalho ocorreu em cinco cidades da região Central do estado: Curvelo, Cordisburgo, Inimutaba, Morro da Garça e Felixlândia. Foram identificados 25 pontos de intervenção hídrica a partir de análises geográficas na plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e Google Earth.

O coordenador da operação e diretor de Fiscalização da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central-Metropolitana, Bruno Zuffo Janducci, explica que as principais irregularidades identificadas se referem à perfuração de poço tubular sem a devida autorização e à extração de água subterrânea sem outorga.

Também foram observados locais que deixaram de instalar equipamentos de medição e horímetro e construção ou utilização de barragens sem outorga. Outras atividades passíveis de autuação foram as relacionadas à supressão de vegetação nativa sem autorização e ao impedimento de regeneração natural de florestas em Área de Preservação Permanente (APP). Constatou-se ainda a retirada de material lenhoso nativo oriundo de supressão irregular e captação de água superficial sem a devida outorga.

Leia Também:  Prazo para usuários fazerem a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos termina no final de março

Bruno Zuffo explica que haverá necessidade de análise posterior de documentos que serão enviados à Semad pelos fiscalizados. “Essa fase pode alterar os resultados apresentados”, afirma o diretor de fiscalização.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Paracatu - Operação da Polícia Militar, Gaeco e Ministério Público contra o crime organizado

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA