Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Semad realiza primeiro mutirão de castração gratuita de animais domésticos em comunidade indígena  

Publicados

em

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) promoveu, no último final de semana, o primeiro mutirão de castração gratuita de cães e gatos em comunidade indígena do estado. A ação foi realizada em três aldeias do Território Indígena Pataxó do município de Carmésia, no Vale do Rio Doce, por meio do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos. 

Semad / Divulgação

Durante dois dias (3/2 e 4/2), cerca de 150 animais domésticos foram esterilizados pela equipe de veterinários da ONG Aliança Juiz-forana pela Defesa dos Animais (Ajuda), parceira da Semad na iniciativa. Uma unidade móvel de castração foi enviada pelo Estado ao local para garantir a estrutura necessária à realização das cirurgias. 

“Aqui na nossa aldeia a população de cachorros e gatos tem crescido bastante e isso aumenta o risco de doenças transmitidas pelos animais. Com os veterinários aqui perto de casa, fica muito mais fácil para o pessoal trazer seus bichos”, conta Yan Nascimento, morador da aldeia sede Pataxó, que levou sua cadela Tequila para castração. 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, o contato com os Pataxós se deu por meio de uma professora da comunidade que buscou junto à Semad uma solução para o controle da superpopulação de animais domésticos nas três aldeias. 

Leia Também:  Governador dá ordem de início para obras na LMG-680, no Noroeste mineiro

“O controle populacional é o primeiro passo para se estabelecer uma política pública de proteção à fauna doméstica eficiente, pois é procedimento fundamental para inibir o aumento desenfreado da população de cães e gatos, contribuindo para a prevenção de maus-tratos e abandono”, explica a coordenadora. 

Para o vice-cacique da tribo, Alexandre Pataxó, a inclusão da comunidade indígena nas ações do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos demonstra o interesse do Governo de Minas em desenvolver políticas públicas cada vez mais integradas às necessidades específicas de cada população do estado. 

“Somos 500 indígenas nas três aldeias e uma população estimada de mais de 300 animais domésticos. Muitas das pessoas que estão aqui jamais teriam condições de levar seu cachorro ou gato a uma clínica veterinária. Acredito que esse mutirão gratuito de castração irá nos ajudar bastante”, avalia o vice-cacique Pataxó. 

Sobre o programa 

O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, coordenado pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), consiste na realização de mutirões gratuitos de castração de cães e gatos em todas as regiões de Minas Gerais. As ações são executadas por meio de convênios e termos de fomento firmados junto a municípios, consórcios intermunicipais e organizações da sociedade civil. O programa beneficia preferencialmente animais de rua, sob tutela de organizações protetoras ou pessoas de baixa renda. O mutirão realizado nas aldeias Pataxó, no último final de semana, contou com recursos viabilizados por meio de emenda parlamentar.  

Leia Também:  Corregedoria-Geral realiza investidura de delegatários dos serviços notariais e de registro

Desde 2019, quando a Semad assumiu a competência de apoiar os municípios na gestão das políticas públicas de fauna doméstica, já foram realizadas cerca de 165 mil castrações gratuitas pelo programa. O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, explica que o programa atua de forma articulada a outros projetos da Semad, visando o manejo ético populacional de animais domésticos no estado.  

“Por meio da identificação, castração e desenvolvimento de um banco de dados atualizado com informações relacionadas aos animais, pretendemos otimizar as ações de manejo e avaliar a efetividade das inciativas já implementadas”, salienta Franco.  

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Mutirão do Júri de Belo Horizonte realiza 140 julgamentos em 15 dias úteis

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA