Minas Gerais
Semana Estadual de Prevenção às Drogas chama público ao debate
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod), realizará, entre 19 e 26/6, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas.
Com o tema “Prevenção: uma conexão com a vida!” e a hashtag #Tamojuntopelavida, a campanha vai intensificar a difusão de informações sobre os danos sociais e agravos à saúde decorrentes do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens.
Além disso, o intuito é promover atividades que favoreçam o debate público em torno da política estadual sobre drogas; disseminar boas práticas no campo da prevenção e de acolhimento/tratamento e reinserção social voltadas às pessoas que precisam de apoio para superarem situações de uso/abuso e/ou dependência de substâncias; e mobilizar e engajar a sociedade no fortalecimento da agenda de prevenção no território mineiro.
Agenda
Durante o período, serão desenvolvidas diversas ações educativas e de mobilização social, com destaque para o “Túnel da Prevenção às Drogas”, atividade que será realizada em espaço da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, no dia 23/6, das 10h às 16h.
Serão apresentados programas, projetos e ações no campo da prevenção do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas; cuidados/tratamento e reinserção social e econômica; e também na área de repressão qualificada, relacionados à política estadual sobre drogas, coordenada pela Sedese/Subpod. Também está prevista a visitação de estudantes das escolas da rede estadual, professores, profissionais e pesquisadores da área, além de autoridades.
A Semana Estadual de Prevenção às Drogas será realizada em parceria com vários órgãos do governo estadual, organizações da sociedade civil, universidades federais de Minas Gerais e Juiz de Fora, grupos anônimos, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead), entre outras instituições e atores sociais.
Para a subsecretária de Política sobre Drogas, Soraya Romina, as atividades possibilitam a conexão de um grande público em torno da campanha. “Acreditamos que essa atividade materializa o tema da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, uma vez que possibilitará a conexão de diversos setores, como o governo do Estado, organizações da sociedade civil, órgãos de controle social e academia, com a intenção de reconhecer o importante trabalho desenvolvido por cada um e, ao mesmo tempo, dar visibilidade à política sobre drogas desenvolvida em Minas Gerais”.
Ainda segundo Soraya, os esforços em torno da ação proposta pelo Governo do Estado representam o fortalecimento da agenda a favor da vida no território mineiro.
Além do Túnel de Prevenção às Drogas, a agenda ainda vai contar com a realização da live “Prevenção: uma conexão com a vida!”, no dia 21/6/22, de 10h30 às 12h, com a participação do Pelé do Vôlei, subsecretário de Esportes da Sedese, e Alexandre Rezende, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os dois convidados destacarão aspectos relacionados ao esporte e à dimensão da espiritualidade como ferramentas importantes de prevenção do uso/abuso de drogas.
Mobilização
Como parte da mobilização, a Sedese e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) elaboraram uma Nota Técnica Conjunta, com o objetivo de orientar professores e demais profissionais que atuam na Rede Estadual de Educação.
A ação inédita das secretarias visa consolidar o trabalho de prevenção às drogas junto aos estudantes, incorporando a campanha organizada pela Subpod no calendário escolar.
“A Nota Técnica é mais um instrumento de apoio ao trabalho desenvolvido pelos professores e profissionais que atuam na Rede Estadual de Educação. Ganham professores e profissionais, como também estudantes, famílias e a comunidade escolar como um todo. Trata-se de uma iniciativa inédita, desenvolvida de forma parceira e respeitosa entre a Sedese e a SEE. O resultado foi extremamente satisfatório”, destaca Soraya Romina.
O encerramento da Semana ocorre em 26/6, exatamente no Dia Internacional de Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.