Minas Gerais
Seminário aborda prevenção e combate ao assédio moral no serviço público
A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão(Seplag/MG), realizou nesta quarta-feira (30/3) o Seminário Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral, no formato on-line. O evento, direcionado aos servidores estaduais, reuniu centenas de pessoas pelo canal da OGE/MG no YouTube para debater aspectos relacionados ao assédio moral com diversas palestras.
A ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, fez a abertura do seminário e destacou que este é um tema de extrema relevância. “ Criamos em 2019 uma ouvidoria temática para tratar do assunto, que é a Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual. Essa ouvidoria foi implementada para trazer luz ao tema e é muito importante e urgente que se conscientize, previna e combata a prática do assédio sob todos os seus aspectos. É missão da ouvidoria fazer isso e conscientizar todos”, pontuou a ouvidora-geral.
Já o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, explicou a importância de definir e discutir o tema do assédio moral para a sua prevenção. “Cerca de 15% das denúncias recebidas na CGE referem-se ao assédio moral, o que reforça a necessidade de discussão do tema. O trabalho articulado entre OGE, Seplag e CGE é de suma importância para garantir a efetividade nessa seara, pois permite maior humanização no tratamento do assédio, desde o recebimento, acolhimento até a conciliação, garantindo a melhoria do clima organizacional e o respeito ao agente público”, afirmou.
A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, ressaltou que é muito importante que todos os servidores estejam bem informados sobre esse tema para fortalecer o enfrentamento da prática na administração pública. ”O nosso foco deve ser evitar que o assédio moral aconteça e a conscientização é o primeiro passo para suprimir essa conduta no ambiente de trabalho. Por isso, a disseminação das informações por meio de seminários como esse com a participação dos nossos servidores é tão relevante para todos nós”, destacou a secretária.
Palestras
Após abertura do seminário, os palestrantes trataram de temas sobre o assédio e promoveram debate e interação com o público, a fim de conscientizar os servidores sobre a prevenção e os mecanismos de enfrentamento.
A assistente social Karla Valle falou sobre aspectos conceituais do assédio moral e o acolhimento ao servidor. Já a juíza Patrícia Almeida Ramos abordou assédio moral e o abuso de poder em tempos de pandemia. Na sequência, a especialista em Direito Rose Cyrillo tratou sobre assédio moral: gestão de riscos, prevenção e enfrentamento. A ouvidora de Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Soares, fez as considerações finais.
Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual
A ouvidoria é responsável pelo acolhimento de denúncias de assédio moral e sexual, praticados por agentes públicos do Executivo estadual no exercício de suas funções, e também pelo desenvolvimento de ações que visem ao combate e à prevenção dessa prática.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.