Minas Gerais
Seminário aborda prevenção e combate ao assédio moral no serviço público

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão(Seplag/MG), realizou nesta quarta-feira (30/3) o Seminário Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral, no formato on-line. O evento, direcionado aos servidores estaduais, reuniu centenas de pessoas pelo canal da OGE/MG no YouTube para debater aspectos relacionados ao assédio moral com diversas palestras.
A ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, fez a abertura do seminário e destacou que este é um tema de extrema relevância. “ Criamos em 2019 uma ouvidoria temática para tratar do assunto, que é a Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual. Essa ouvidoria foi implementada para trazer luz ao tema e é muito importante e urgente que se conscientize, previna e combata a prática do assédio sob todos os seus aspectos. É missão da ouvidoria fazer isso e conscientizar todos”, pontuou a ouvidora-geral.
Já o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, explicou a importância de definir e discutir o tema do assédio moral para a sua prevenção. “Cerca de 15% das denúncias recebidas na CGE referem-se ao assédio moral, o que reforça a necessidade de discussão do tema. O trabalho articulado entre OGE, Seplag e CGE é de suma importância para garantir a efetividade nessa seara, pois permite maior humanização no tratamento do assédio, desde o recebimento, acolhimento até a conciliação, garantindo a melhoria do clima organizacional e o respeito ao agente público”, afirmou.
A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, ressaltou que é muito importante que todos os servidores estejam bem informados sobre esse tema para fortalecer o enfrentamento da prática na administração pública. ”O nosso foco deve ser evitar que o assédio moral aconteça e a conscientização é o primeiro passo para suprimir essa conduta no ambiente de trabalho. Por isso, a disseminação das informações por meio de seminários como esse com a participação dos nossos servidores é tão relevante para todos nós”, destacou a secretária.
Palestras
Após abertura do seminário, os palestrantes trataram de temas sobre o assédio e promoveram debate e interação com o público, a fim de conscientizar os servidores sobre a prevenção e os mecanismos de enfrentamento.
A assistente social Karla Valle falou sobre aspectos conceituais do assédio moral e o acolhimento ao servidor. Já a juíza Patrícia Almeida Ramos abordou assédio moral e o abuso de poder em tempos de pandemia. Na sequência, a especialista em Direito Rose Cyrillo tratou sobre assédio moral: gestão de riscos, prevenção e enfrentamento. A ouvidora de Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Soares, fez as considerações finais.
Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual
A ouvidoria é responsável pelo acolhimento de denúncias de assédio moral e sexual, praticados por agentes públicos do Executivo estadual no exercício de suas funções, e também pelo desenvolvimento de ações que visem ao combate e à prevenção dessa prática.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor