Minas Gerais
Seminário aborda utilização da metodologia BIM em projetos e obras públicas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), realiza nos dias 24 e 25/3, no auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, o Seminário Construção Digital BIM. O evento é gratuito.

A programação foi elaborada para fornecer, aos profissionais de engenharia civil, arquitetura e técnicos de órgãos estaduais e de prefeituras, o panorama de disseminação da metodologia BIM no Brasil. Além disso, o encontro busca oferecer as orientações essenciais para a transição digital de projetos e construções com a utilização desta metodologia.
Serão dois dias de palestras e debates com profissionais de referência no tema. Dentre os temas abordados estão a utilização do BIM nas políticas públicas, estratégia de implantação, estudo de traçado nas rodovias e apresentação virtual de obras.
Para conferir a programação completa e preencher o formulário de inscrição, clique aqui.
Iniciativa
O seminário faz parte do esforço do Governo de Minas em adotar o BIM em seus projetos já regulamentados por meio do Decreto Nº 48146, de 2/3/2021, que dispõe sobre a estratégia estadual de disseminação da metodologia e instituiu o Comitê Gestor da Estratégia BIM-MG.
“Os principais fatores que motivam o uso do BIM são a necessidade de aumentar a transparência, assertividade, produtividade, controle de custos e o gerenciamento mais eficiente de projetos e obras”, justifica o coordenador-geral do Grupo de Trabalho BIM do DER-MG, Vitor Curi.
BIM
O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção é um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL1 dia atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Vapor Benjamim Guimarães recebe Festival
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Lei estadual traz otimismo e cautela para produtores de cachaça mineira