Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Seminário de Políticas Públicas debate agricultura de precisão  

Publicados

em

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza o Seminário de Avaliação e Aprimoramento de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Agricultura de Precisão: Conceito, Política e Aplicação”, na quinta-feira (23/3), das 9h às 12h. O evento virtual é gratuito e terá transmissão ao vivo no canal da Seapa do YouTube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla.  

A agricultura de precisão é, atualmente, uma das ferramentas mais eficazes para o monitoramento e a gestão de atividades produtivas da agropecuária, uma vez que alia pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. 

Sua aplicação traz como resultados o uso mais inteligente dos recursos econômicos e ambientais, a redução de custos e o aumento da produtividade, entre outros benefícios.  

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira Oliveira, destaca a relevância do tema para o desenvolvimento do setor. “A adoção de tecnologias de alta performance é de extrema importância para a modernização e a profissionalização do agronegócio. No nosso evento, teremos ainda uma chamada muito especial para a acessibilidade da agricultura de precisão por agricultores familiares”, afirma.  

Leia Também:  Conselheiro Cláudio Terrão participará do Seminário sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção Brasileira

Para tratar do assunto no encontro on-line desta quinta-feira, a equipe da Secretaria de Agricultura convidou especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com histórico de estudos científicos e ampla experiência de trabalho na área. 

Palestras 

O diretor-geral do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap/Epamig), Frederico José Vieira Passos, apresentará o cenário de pesquisas e ensino do uso da ferramenta em Minas. Em seguida, o coordenador-geral de Agricultura de Precisão e Digital do Mapa, Alaércio Londe da Silva, irá traçar um panorama dos avanços da tecnologia e os respectivos ganhos em produtividade e sustentabilidade nos sistemas de produção.  

Por fim, o coordenador-técnico de Tecnologia e Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Squaris Marques, abordará a aplicabilidade do recurso tecnológico em propriedades da agricultura familiar. Participantes poderão enviar dúvidas em tempo real, com a possibilidade de que elas sejam respondidas no debate entre os palestrantes, com mediação da Seapa, previsto para entre 10h30 e 12h. 

Leia Também:  PCMG conclui inquérito sobre desvio de verbas públicas

São esperados, como participantes ouvintes, estudantes dos ensinos superior, técnico ou tecnológico em Ciências Agrárias e áreas correlatas, professores, pesquisadores, servidores públicos, produtores rurais, integrantes de entidades do setor produtivo e demais interessados no assunto. 

Seminário 

O Seminário de Avaliação e Aprimoramento das Políticas Públicas discute programas executados pelo Governo de Minas, com parceiros, público acadêmico e representantes do setor privado. 

Os objetivos principais são ouvir demandas do segmento produtivo, debater soluções assertivas para os desafios da agropecuária mineira e apresentar tecnologias que aumentem a eficiência da execução das políticas estaduais.  

Serviço
XIV Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural – Agricultura de Precisão
 

Data: 23/3/2023 (quinta-feira)

Horário: 9h 

Inscrições: neste link 
 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Cemig disponibiliza R$ 50 milhões em edital para seleção de projetos de eficiência energética

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA