Minas Gerais
Seplag apresenta experiências e capacita servidores na Semana Mineira de Controle Interno

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou o trabalho da pasta em temáticas como contratações públicas, automatização de processos e Linguagem Simples, e contribuiu com a capacitação de servidores em oficinas, durante a III Semana Mineira de Controle Interno, realizada pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).
O evento tem como objetivo capacitar servidores, promover networking, além de reforçar a cultura de transparência, integridade e enfrentamento à corrupção. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, participou da abertura do evento.
Corrupção e contratos públicos
No primeiro dia do encontro (13/5), a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel, esteve presente no painel “Como avançar na prevenção e enfrentamento à corrupção?”, em que abordou projetos coordenados pela Subsecretaria, como o Transforma Minas e o Valores e Práticas: jeito de ser e de fazer do Estado de Minas Gerais.
O debate foi acompanhado pela apresentação do resultado da pesquisa “Ética e corrupção no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais: percepção dos agentes públicos”, realizada pela CGE em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). De acordo com a subsecretária, essas informações serão importantes para direcionamento de ações no âmbito da política de gestão de pessoas do Estado.
A subsecretária de Compras Públicas, Virginia Bracarense, participou do painel III “Gerenciamento de riscos em contratações públicas”, realizado no terceiro dia do evento (15/5) no I Encontro Estadual de Controle Interno do Coneci-MG.
Virginia apresentou os esforços de implantação da Nova Lei de Licitações em Minas Gerais e como a estratégia foi pautada por uma análise de riscos, além de abordar a importância da gestão de riscos nas compras públicas, de forma que o Estado selecione as melhores soluções para atender as necessidades públicas.
Oficinas
O Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), coordenado pela Seplag-MG e pela Fundação João Pinheiro (FJP), realizou três oficinas no evento. Foram duas capacitações de “Linguagem Simples na Administração Pública”, sendo uma virtual e uma presencial, ministradas pelas servidoras Debora Silva de Miranda e Maria Laura Gontijo Tolentino.
A outra oficina presencial foi a de “Automatização de processos ao alcance do servidor: roda de conversa sobre o programa Automatiza.MG”, feita pela superintendente Central de Inovação e Desburocratização, Ana Flávia Morais, e o servidor Yan Vieira do Carmo.
Segundo Yan, a oficina teve como objetivo divulgar o Automatiza.MG, projeto da Seplag-MG lançado em abril deste ano, e seus benefícios para a administração pública. “É muito importante disseminarmos essas práticas para que as pessoas possam utiliza-la no dia a dia, automatizando as atividades mais rotineiras, ganhando tempo e eficiência, e beneficiando o serviço público como um todo”.
Já as oficinas de Linguagem Simples apresentaram a metodologia, seus princípios e diretrizes para aplicação na rotina dos servidores. Os participantes puderam praticar, realizando a revisão de um texto relacionado com o trabalho deles.
Para a diretora Central de Inovação em Governo, Giselle Camargos Volponi da Rocha, a participação de servidores na oficina mostra como o tema tem ganhado cada vez mais destaque na administração pública, em suas diversas áreas.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar