Minas Gerais
Seplag apresenta iniciativas do Governo de Minas ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), se reuniu com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última semana, em Brasília, para apresentar ações e iniciativas estaduais que podem ser aprimoradas, facilitadas e expandidas a partir de parcerias com o governo federal.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, acompanhada da subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Virgínia Bracarense, e do subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, participaram de agendas junto à ministra Esther Dweck e a demais representantes do Ministério buscando abordar pontos de interesse em comum e pautas prioritárias do Governo de Minas.
“Minas Gerais vem se destacando pelas boas práticas em gestão pública. A visita ao MGI teve por objetivo buscar uma agenda de cooperação em torno de temas importantes não só para Minas, mas para todos os estados. Temos certeza de que nossa experiência pode ser levada ao governo federal e aos demais estados e sabemos, também, que essa agenda pode trazer boas práticas para Minas Gerais”, destacou a secretária Luísa Barreto.
De acordo com a subsecretária Virgínia Bracarense, a agenda com a ministra tratou de temas como compras, logística e governo digital, apresentando experiências e boas práticas que o Estado de Minas Gerais pode compartilhar com a União, além de pontos de dificuldades que a Seplag-MG busca aprimorar a partir da cooperação e do diálogo com o governo federal, como aqueles referentes à Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC) e à expansão das experiências de Governo Digital.
“Foram identificados vários pontos de contato entre as partes, além de uma agenda de cooperação animadora que pode ser estruturada com base nas prioridades de ambas, para que possam dialogar e construir conjuntamente. São pautas com possibilidade de expansão para outros estados e que, também, poderão ser levadas para o âmbito do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad), onde Minas tem uma participação efetiva”, especificou a subsecretária do CSC.
Aprimoramento de iniciativas
Além da agenda com a ministra Esther Dweck, a comitiva da Seplag-MG também se reuniu com secretarias do Ministério para aprofundar em alguns temas, como a implementação da NLLC, a Rede Capacita Compras, projetos de inovação, gestão de frota e de materiais, implantação de Centro de Serviços Compartilhados, entre outros.
Uma das temáticas relevantes levadas pela Seplag-MG foi referente ao governo digital, apresentando, por exemplo, a experiência de Minas Gerais com o Documento Nacional de Identidade, o uso da Plataforma Gov.br, a relação entre estado e municípios e a digitalização de serviços públicos.
Após as conversas, também foram abertas possibilidades para futuras discussões sobre pautas específicas com as secretarias temáticas do MGI.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem