Minas Gerais
Seplag apresenta iniciativas do Governo de Minas ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), se reuniu com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última semana, em Brasília, para apresentar ações e iniciativas estaduais que podem ser aprimoradas, facilitadas e expandidas a partir de parcerias com o governo federal.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, acompanhada da subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Virgínia Bracarense, e do subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, participaram de agendas junto à ministra Esther Dweck e a demais representantes do Ministério buscando abordar pontos de interesse em comum e pautas prioritárias do Governo de Minas.
“Minas Gerais vem se destacando pelas boas práticas em gestão pública. A visita ao MGI teve por objetivo buscar uma agenda de cooperação em torno de temas importantes não só para Minas, mas para todos os estados. Temos certeza de que nossa experiência pode ser levada ao governo federal e aos demais estados e sabemos, também, que essa agenda pode trazer boas práticas para Minas Gerais”, destacou a secretária Luísa Barreto.
De acordo com a subsecretária Virgínia Bracarense, a agenda com a ministra tratou de temas como compras, logística e governo digital, apresentando experiências e boas práticas que o Estado de Minas Gerais pode compartilhar com a União, além de pontos de dificuldades que a Seplag-MG busca aprimorar a partir da cooperação e do diálogo com o governo federal, como aqueles referentes à Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC) e à expansão das experiências de Governo Digital.
“Foram identificados vários pontos de contato entre as partes, além de uma agenda de cooperação animadora que pode ser estruturada com base nas prioridades de ambas, para que possam dialogar e construir conjuntamente. São pautas com possibilidade de expansão para outros estados e que, também, poderão ser levadas para o âmbito do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad), onde Minas tem uma participação efetiva”, especificou a subsecretária do CSC.
Aprimoramento de iniciativas
Além da agenda com a ministra Esther Dweck, a comitiva da Seplag-MG também se reuniu com secretarias do Ministério para aprofundar em alguns temas, como a implementação da NLLC, a Rede Capacita Compras, projetos de inovação, gestão de frota e de materiais, implantação de Centro de Serviços Compartilhados, entre outros.
Uma das temáticas relevantes levadas pela Seplag-MG foi referente ao governo digital, apresentando, por exemplo, a experiência de Minas Gerais com o Documento Nacional de Identidade, o uso da Plataforma Gov.br, a relação entre estado e municípios e a digitalização de serviços públicos.
Após as conversas, também foram abertas possibilidades para futuras discussões sobre pautas específicas com as secretarias temáticas do MGI.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.