Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Seplag capacita gestores de TIC para ampliar digitalização dos serviços públicos

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promoveu, nessa quarta-feira (28/2), mais um encontro com cerca de 90 gestores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que atuam em 30 órgãos e entidades do Governo de Minas. A capacitação teve como objetivo ampliar as soluções e a troca de experiências que intensificam a transformação digital dos serviços prestados pelo Estado.

Foram apresentadas soluções que fazem uso de Inteligência Artificial (IA) e a automatização de processos por meio de configuração de robôs que podem, de forma autônoma, executar tarefas repetitivas que não necessitam de senso crítico e/ou avaliação humana. Esse foi o primeiro encontro de gestores de TIC do ano de 2024. Além das 90 pessoas que participaram de forma presencial, outras 100 acompanharam a transmissão on-line. Em 2023, foram quatro encontros.

“A inserção de um documento em um sistema e, até mesmo, o processo de pagamento, contêm atividades que podem ser automatizadas. Esses encontros permitem a troca de experiências, além do desenvolvimento de uma comunidade que visa garantir e expandir a qualidade dos serviços prestados, permitindo que Minas avance cada vez mais com o uso da tecnologia e com a eficiência dos processos”, destacou o superintendente Central de Governança Eletrônica, Fabrício de Barros Salum.

Leia Também:  Governo aprimora políticas para os servidores públicos estaduais

Na oportunidade, os gestores de TIC tiveram também a apresentação do Almoxarifado Virtual de Minas Gerais (AVMG), gerido pela Diretoria Central de Materiais e Insumos da Seplag-MG. O AVMG é um serviço de terceirização da operação logística para o fornecimento de materiais de expediente e de informática para os órgãos estaduais, buscando simplificar a aquisição de materiais de consumo para a Administração Pública.

Mais informações sobre o Almoxarifado Virtual podem ser acessadas clicando aqui.

Transformação digital

Ao todo, desde 2019, o Governo de Minas simplificou 226 serviços para os cidadãos e transformou digitalmente 241serviços. Além disso, o Estado disponibiliza, atualmente, 1.204 serviços no Portal MG. Cada serviço possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 3.122 etapas, sendo 81% delas realizadas digitalmente.

Estratégia de TIC

A estratégia de TIC do Governo de Minas estabelece diretrizes e boas práticas a serem aplicadas pelos órgãos e entidades para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população, por meio da otimização de recursos e da adoção de tecnologias inovadoras nos processos governamentais.

Leia Também:  Governo de Minas entrega Medalha da Inconfidência em Ouro Preto e faz reparação histórica à inconfidente Bárbara Heliodora

A estratégia é revista anualmente pela Seplag-MG e repassada para toda a administração estadual. Nela, são propostas ações voltadas para o incremento da economia digital em Minas, para a implementação de sistemas integrados de gestão, para a ampliação do acesso à internet em regiões de baixo desenvolvimento, além de diretrizes voltadas para as contratações de TIC, tendo em vista a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (GT-NLLC) no Estado, entre outras iniciativas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  "Maurício do Vôlei Declara Guerra a Esquerda: Invasão de Terras é Terrorismo em Novo Projeto de Lei!

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA