Minas Gerais

Seplag-MG apresenta novidades sobre a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos  

Publicados

em

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) está implementando ações para viabilizar a adoção integral da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC) no Governo de Minas, cujo prazo limite é abril de 2023. Nesta semana, nos dias 18 e 19/1, o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da pasta promoveu o 5º Bate-Papo sobre a NLLC, transmitido pelo YouTube. Ao todo, o evento teve mais de 2.800 visualizações. 

O evento tratou da pesquisa de preços e a contratação de serviços em geral a partir da Resolução Seplag nº 102, de 29/12/2022, e das alterações realizadas no Portal de Compras MG. Participaram colaboradores que atuam nas áreas de compras do Estado e demais interessados no tema.  

No primeiro dia, os participantes puderam entender melhor o conteúdo da normativa e quais as alterações conforme a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Já nesta quinta-feira (19/1), a Seplag-MG apresentou as novas funcionalidades do Módulo Melhores Preços, as novidades do sistema e o fluxo do procedimento de pesquisa de preços.  

“O primeiro trimestre de 2023 será de muita intensidade. Estamos, ao longo desse caminho de quase dois anos, nos dedicando a vários temas para termos os elementos necessários para que o Estado possa implementar a nova lei, evitando qualquer risco de descontinuidade nas nossas contratações”, destacou a subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados da Seplag-MG, Virgínia Bracarense Lopes, na abertura do evento.  

Leia Também:  Minas alcança a marca de criação de 618,8 mil empregos com carteira assinada

Pesquisa de preços 

Durante o bate-papo, os participantes também puderam tirar dúvidas sobre a normativa e as mudanças no sistema de pesquisa de preços com a equipe técnica do CSC. A superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, Ana Luiza Hirle, explicou que a Resolução nº 102/22 concentra uma série de práticas, parâmetros e regras que já existem nas demais normativas que regulam a pesquisa de preços e que serão revogadas.  

“Temos a inclusão de algumas práticas que já eram adotadas em nosso processo, como a formalização de termos aditivos. O que a resolução fez foi colocar de forma escrita e detalhada o que a gente já pratica. A pesquisa de preços traz algumas novidades implementadas, mas não são alterações muito drásticas”, detalhou.  

Os vídeos dos bate-papos estão disponíveis no YouTube, nos links a seguir:  

– Pesquisa de Preços – Normativa (https://youtu.be/jIJPGod4lhE

– Pesquisa de Preços – Sistema (https://youtu.be/d8dHCA-uGuw

Trilhas de aprendizagem 

Todos os conteúdos produzidos pelo Centro de Serviços Compartilhados da Seplag-MG sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos também estão sendo sistematizados no formato das Trilhas de Aprendizagem. A estratégia busca organizar uma espécie de biblioteca, segundo a subsecretária Virgínia Bracarense. “Nela, os interessados podem encontrar as normativas, os vídeos dos bate-papos, modelos de documentos, perguntas frequentes e apresentações com orientações”, reforçou.  

Leia Também:  Lula e premiê britânico conversam sobre democracia e cooperação

Os materiais do 5º Bate-Papo da Nova Lei de Licitações e Contratos poderão ser acessados futuramente na plataforma www.ead.planejamento.mg.gov.br. No próximo evento da série, a Seplag-MG abordará os termos de referência conforme a NLLC. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador participa de debate sobre ética na política e nos negócios
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA