Minas Gerais

Seplag-MG apresenta processo de implementação da Nova Lei de Licitações no estado

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) realizou, na última semana, por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), o quarto Bate-Papo sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC). O encontro contou com apresentação de balanço dos resultados obtidos ao longo de 2022 para implementação da nova legislação e, também, perspectivas para o próximo ano. O webinário está disponível neste link.
“A realização destes eventos é fundamental para dar transparência às discussões em torno da NLLC, pois, assim, vamos construindo o entendimento e os caminhos para a implementação no Estado de Minas Gerais”, definiu a subsecretária do CSC, Virgínia Bracarense Lopes.
Além da subsecretária, também participaram a superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, Ana Luiza Hirle, e a diretora Central de Normas e Cadastros de Logística e Patrimônio, Lívia Colen.
Capacitação
A Seplag-MG, por meio do Grupo de Trabalho Capacita Compras, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), tem disponibilizado as Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas, um trabalho de curadoria de conteúdos relacionados ao tema.

Leia Também:  Secretaria de Fazenda apresenta balanço parcial do IPVA pago em 2024

Sobre a NLLC de licitações, já estão disponíveis duas trilhas: uma geral sobre a nova norma e uma sobre Estudos Técnicos Preliminares (ETP), assim como um curso específico sobre o ETP segundo a Resolução Seplag nº. 115/2021. Os conteúdos podem ser acessados aqui.
Novos temas da nova lei serão estruturados e divulgados tanto por meio de novas trilhas de aprendizagem como por futuros bate-papos e outras estratégias de desenvolvimento, de forma a alcançar o maior número de colaboradores.
Nova lei

A Lei 14.133 (NLLC), publicada em 2021, deverá ser regulamentada de forma definitiva e aplicada a partir de abril do ano que vem, substituindo as principais normas que orientam as compras públicas no país.
A NLLC, que tem caráter de norma geral, traz 194 artigos que já estão em vigor, mas que dependem de regulamentação, revisão de processos e de sistemas informatizados, além de capacitação para sua operacionalização. Por isso, órgãos e entidades estaduais devem estar preparados para as mudanças e transformações que virão com a sua implementação.

Leia Também:  Bombeiros mineiros cumprem nova missão em Petrópolis

Para mais informações sobre as atividades do GT-NLLC, as regulamentações já disponibilizadas em consulta pública e publicadas, os eventos realizados e, também, para enviar dúvidas e sugestões sobre o tema, a Seplag-MG mantém uma seção dedicada ao tema neste link.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Três empresários são indiciados pela polícia civil por fraude em licitação da prefeitura
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA