Minas Gerais
Seplag-MG capacita órgãos e inicia monitoramento do PPAG 2022

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) inicia, neste mês de março, a Rotina de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023 referente ao exercício de 2022. O processo será iniciado com um treinamento on-line, nesta quinta-feira (10/3), abordando o Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento do Plano Plurianual (SIGPlan).
A capacitação será promovida pela Diretoria Central de Planejamento, Programação e Normas (DCPPN), voltada aos servidores que atuam nas unidades de Planejamento, Gestão e Finanças de todos os órgãos do Estado, incluindo administração direta e indireta, além de Assessorias Estratégicas e unidades correlatas.
O PPAG é o instrumento normatizador do planejamento da administração pública estadual de médio prazo. “Ele define qual será o escopo de atuação do Estado para um período de quatro anos, ou seja, define os programas e ações de governo, com as respectivas metas físicas e orçamentárias, que serão executados durante esse período. Como não houve mudança nas regras do monitoramento de 2021 para 2022, o treinamento será oferecido com o intuito de reforçar os conceitos e metodologias já existentes nos materiais de apoio”, explica Carolina Moreira, diretora Central de Planejamento, Programação e Normas da Seplag-MG.
Monitoramento
O Monitoramento é um processo contínuo de acompanhamento da implementação dos programas e ações que compõem o Plano Plurianual. O objetivo é potencializar o desempenho da administração na execução do PPAG, fornecendo informações gerenciais aos atores responsáveis pela gestão, execução e controle dos programas e ações do plano.
No site da Seplag-MG, estão disponíveis materiais de apoio sobre o processo. Clique aqui para acessar.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor