Minas Gerais
Seplag-MG inicia última fase de implementação do Orçamento Base Zero no Estado
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, deu início à última fase de implementação do Orçamento Base Zero (OBZ) no Estado. A metodologia começou a ser implantada em 2019 e foi expandida nos últimos dois anos. Em 2022, o projeto será adotado por todas os órgãos e entidades do Governo de Minas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2023.
A ideia central do OBZ é que os órgãos façam uma análise mais detalhada de como e com o que estão gastando seus recursos. A ferramenta auxilia os órgãos nesse trabalho, desde o momento de elaboração do orçamento até o da execução propriamente dita.
De acordo com o subsecretário de Planejamento e Orçamento da Seplag-MG, Felipe Sousa, a utilização da metodologia na elaboração da peça orçamentária anual aprimora a alocação orçamentária e promove mais racionalidade ao gasto público.
“O OBZ gera informações detalhadas sobre o recurso necessário para as políticas públicas. Ele adota um método de planejamento e orçamento baseado na reavaliação periódica de todas as entregas do governo e suas despesas, estruturadas em atividades ou operações com a justificativa detalhada dos custos, definição do propósito e cursos alternativos de ação com medidas de performance e explicitação dos benefícios”, afirma Felipe.
Expansão
A implantação do OBZ no Estado é realizada por meio de treinamentos promovidos pela Diretoria Central de Monitoramento da Execução Física e Orçamentária (DCMEFO) para os servidores responsáveis pelas áreas de planejamento, gestão, finanças e de assessoria estratégica dos órgãos. Também são feitas reuniões técnicas de levantamento de informações com os gestores das áreas finalísticas e reuniões gerenciais com instâncias decisórias.
O último treinamento sobre o OBZ está disponível neste link.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.