Minas Gerais
Seplag-MG integra missão internacional com foco em boas práticas de gestão pública e traz possibilidades de investimentos para Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participou de missão internacional promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) em países europeus. Durante a última semana, representantes de secretarias de Administração de todo o Brasil puderam aprofundar seus conhecimentos em gestão pública, por meio de visitas técnicas, workshops, palestras e diálogo com instituições consolidadas em todo o mundo.
Órgãos como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Parlamento Europeu, que representa o poder Legislativo na União Europeia, e o Banco Europeu de Investimentos participaram das reuniões. A agenda organizada pelo Consad teve como representante do governo mineiro a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, que também é vice-presidente do conselho.
A secretária explica que, além de ter contato com experiências de gestão pública que contribuirão para o desenvolvimento de ações de alto impacto em Minas, o trabalho também foi importante para ampliar a possibilidade de investimentos no Estado.
“Nós tivemos uma semana intensa de reuniões, em que pudemos conhecer boas práticas de gestão pública que podem ser replicadas no Estado, melhorando a prestação de serviços públicos a todos os mineiros. Por outro lado, foi possível também tratar de importantes parcerias que poderão oportunizar o ingresso de recursos em Minas Gerais e permitir que nosso estado continue a avançar”, detalhou.
Agendas
A missão internacional do Consad começou em 7/11. Durante os dois primeiros dias, as agendas da delegação brasileira foram com a OCDE, em Paris, na França. Inovação, desenvolvimento regional e orçamento, capacitação de lideranças no setor público e transição governamental foram alguns dos temas das atividades.
Ainda com representantes da OCDE, os secretários de estado brasileiros discutiram governança, reformas regulatórias, investimentos, parcerias público-privadas (PPPs) e compras públicas. A atividade seguinte foi no Parlamento Europeu, localizado em Bruxelas, na Bélgica, na Comissão Europeia e na Embaixada do Brasil no país. Os integrantes do Consad estiveram com membros do Legislativo para tratar de assuntos como governo digital.
Por fim, as últimas visitas técnicas foram ao Banco Europeu de Investimentos, em Luxemburgo. A instituição já é parceira do Governo de Minas e deseja expandir sua atuação no Brasil, com possibilidade de investimentos para a área de sustentabilidade no Estado.
Nessa agenda, a secretária Luísa Barreto e os demais participantes do Consad puderam apresentar projetos brasileiros com elevado potencial de transformação da gestão pública. Entre os trabalhos houve iniciativas sobre saneamento, PPPs, concessões e energia verde.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.