Minas Gerais

Seplag-MG participa, a convite do Conselho Nacional de Secretários de Administração, de missão na Estônia para aprimorar serviços públicos digitais

Publicados

em

Seplag-MG / Divulgação

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participa, nesta semana, de missão internacional do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração Pública (Consad) na Estônia. O país europeu é referência em políticas públicas em governo digital – tema prioritário para Minas Gerais, que já oferece, hoje, 79,71% das etapas dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos digitalmente, sem que a população precise se deslocar até uma unidade de atendimento.

De segunda (29/5) a sexta-feira (2/6), os representantes do Consad acompanham a E-Governance Conference, maior evento de governo digital do mundo, que se aprofunda na jornada de transformação digital e inovação da Estônia. Pela Seplag-MG, integram a comitiva do Consad a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Integrantes de diversos governos estaduais e da diretoria do Consad participam da missão ao país europeu que, atualmente, tem 99% dos serviços públicos digitais. A iniciativa é uma oportunidade para conhecer as boas práticas do governo estoniano e estreitar as relações entre o Estado de Minas Gerais e autoridades e instituições de referência daquele país.

Leia Também:  Governo de Minas anuncia investimentos nas áreas Saúde e Educação em Almenara, no Vale do Jequitinhonha

Modelo de atendimento ao cidadão

“A Estônia é considerada o país mais digital do mundo, oferecendo serviços públicos de forma desburocratizada, ágil e com atendimento de excelência ao cidadão. É um importante modelo para Minas Gerais, especialmente para a Seplag-MG, que assumiu, neste ano, a gestão dos serviços do Departamento de Trânsito (Detran-MG). Estamos estudando modos de reduzir a burocracia nesses atendimentos e garantir soluções rápidas e eficientes”, detalha Luísa Barreto.

Hoje, todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) mineiras, administradas pela Seplag-MG, já oferecem serviços do Detran-MG, como prova eletrônica de legislação, solicitação de CNH definitiva e cadastro biométrico. Desde 2021, a pasta tem incorporado, também, os serviços de atendimento de trânsito relacionados a habilitação e veículos, para aprimorar o atendimento ao cidadão.

Segurança digital

Na agenda, os integrantes da missão internacional do Consad também conhecem o projeto de cidade inteligente de Ülemiste City e a Prefeitura de Tallinn, capital da Estônia. Tallinn concentra a sede da segurança digital da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e é considerada um polo mundial de startups – que movimentam a economia do município e geram emprego e renda para os moradores.

Leia Também:  Conselheiro do TCEMG participa de grupo que discute a unifomização de prescrição punitiva e de ressarcimento

O subsecretário Rodrigo Diniz destaca que a governança digital da Estônia foi estabelecida em dois pilares: a identidade digital do cidadão e a interoperabilidade dos sistemas. “A partir desses princípios, o país tem desenvolvido projetos que trabalham com Big Data e Inteligência Artificial para melhorar os serviços para a população. São ações que devemos priorizar nos próximos anos para alcançar esse patamar de governo digital para simplificar o serviço para o cidadão”, observa.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Epamig participa da 14ª Semana de Integração Tecnológica
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA