Minas Gerais
Seplag-MG promove 2ª edição on-line da Semana do Servidor

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promove, de 26 a 28/10, a Semana do Servidor 2022, de forma on-line, para comemorar o Dia do Servidor Público, celebrado em 28/10. O evento, que busca compartilhar conhecimentos sobre a administração pública, também tem como objetivo valorizar, desenvolver e engajar os agentes do Governo de Minas Gerais.
Os servidores poderão participar de palestras e rodas de conversa sobre a gestão de pessoas no setor público durante os três dias de atividades formativas. “Todos os projetos e políticas públicas que desenvolvemos no Estado são um conjunto de pequenas ações realizadas pelos servidores que, dia a dia, buscam dar o seu melhor. Por isso, é tão importante dividirmos essas experiências”, destaca a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel Dias Duarte.
Esta é a segunda edição da Semana do Servidor. Em 2021, quando o evento foi lançado, mais de 3 mil pessoas acompanharam as palestras on-line. Neste ano, o modelo digital se consolida: todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal da Seplag-MG no Youtube e também pelo canal de Desempenho e Desenvolvimento, gerenciado pela secretaria. Não é preciso fazer inscrição prévia.
Confira a programação completa:
26/10 (quarta-feira), de 9h às 11h30
A abertura da Semana do Servidor será na quarta-feira, às 9h, com a palestra “Segurança psicológica: estou no caminho certo? Do conflito pessoal à realização profissional”. O debate será conduzido pelo psicólogo e terapeuta organizacional Bedsen Rocha, especialista em Recursos Humanos e em gestão estratégica de pessoas. Acesse a transmissão ao vivo do primeiro dia da Semana do Servidor neste link.
27/10 (quinta-feira), de 9h às 12h
Na quinta-feira, às 9h, a valorização do servidor estará no centro da discussão. A mesa “Perspectiva do RH: papel estratégico no desenvolvimento de pessoas” destaca as boas práticas e a inovação na gestão de pessoas. Na palestra, quatro organizações do Governo de Minas apresentam suas experiências.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) fala sobre o treinamento e a capacitação dos profissionais da empresa pública durante a pandemia – período em que adotou a modalidade de Educação a Distância (EaD). Já a Fundação Ezequiel Dias (Funed) compartilha os resultados do projeto Lidera.
O programa de desenvolvimento de lideranças “Eu, Líder”, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) é um dos trabalhos que também integra o painel. Por fim, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aborda a iniciativa “Encontrar pertencimento e propósito enquanto servidor público”.
Clique aqui para acompanhar a transmissão ao vivo do segundo dia da Semana do Servidor.
28/10 (sexta-feira), de 9h às 12h
A palestra “Aprendendo a aprender: indivíduos e organizações” fecha a programação de debates da Semana do Servidor, na sexta-feira, a partir das 9h. A terapeuta ocupacional Cecília Xavier, que atua nas áreas de gerontologia e saúde mental, fala sobre a importância do autodesenvolvimento contínuo a partir do aprendizado ao longo da vida. Em seguida, o escritor Alex Bretas mostra como arquitetar espaços de aprendizagem autodirigidos nas organizações.
Acompanhe a programação do terceiro dia da Semana do Servidor clicando aqui.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais