Minas Gerais

Seplag recebe comitiva japonesa para discutir novas parcerias com o Governo de Minas 

Publicados

em

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luís Otávio Milagres de Assis, recebeu, nesta quinta-feira (2/3), uma delegação da província de Yamanashi, do Japão, e da autoridade consular japonesa na jurisdição mineira. O Governo de Minas possui uma parceria com o Governo de Yamanashi que, entre outros benefícios, promove o treinamento profissional de servidores do Estado na província. 

Seplag / Divulgação

Participaram do encontro o chefe da Divisão de Estratégias de Internacionalização do governo de Yamanashi, Katsuya Hada, e membros de sua equipe, o cônsul Geral e o vice cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba e Hiroki Muya, além do servidor da Seplag-MG Lucas Franco, último participante do Programa de Treinamento Profissional em Yamanashi, e Júlia Nepomuceno, da Assessoria de Cooperação Internacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG)

A relação entre os dois governos tem sido focada, principalmente, no Programa de Treinamento Profissional, que permite que servidores do Executivo mineiro atuem no Governo de Yamanashi por um determinado período.  

Leia Também:  Governo do Estado irá investir R$ 175 milhões na área da Saúde no Norte de Minas

“A compreensão de outras culturas e de outros governos é fundamental para poder inspirar inovações no Governo de Minas. Nós valorizamos essas parcerias para troca de experiências e queremos fortalecê-las e ampliá-las, porque elas trazem qualificação para nossos servidores, inovação para Minas Gerais e aprendizado para todos”, reforçou o secretário-adjunto da Seplag-MG. 

De acordo com Luís Otávio, foram discutidas novas áreas de parcerias possíveis entre os governos, além de temáticas como avaliação de desempenho de servidores e teletrabalho. Os representantes de Yamanashi demonstraram admiração pelo papel de coordenação estratégica e pelas competências da Seplag-MG. 

Treinamento profissional 

A última edição o Programa de Treinamento Profissional foi encerrada em fevereiro deste ano. Durante cerca de três meses, o servidor da Seplag-MG Lucas Franco atuou na Divisão de Estratégias de Internacionalização de Yamanashi. Paralelamente, executou uma pesquisa sobre o aprofundamento da relação e da celebração de 50 anos do irmanamento entre a província japonesa e o Estado de Minas Gerais. 

“Minha história com este programa é motivo de muito orgulho e de um desejo intenso de poder aproximar o Brasil do Japão. É uma honra poder contribuir para que a cooperação entre os países e nossa província-irmã frutifique e gere novos projetos e novas oportunidades de qualificação a outros colegas. Yamanashi é um governo parceiro que tem muito a nos oferecer. Agradeço imensamente à Seplag-MG pela sua intenção de apoiar a internacionalização das políticas públicas”, afirmou Lucas. 

Leia Também:  Presidente do TJMG recebe visita de cortesia do deputado estadual João Magalhães

Acordo 

Em julho deste ano, o acordo de irmanamento entre Minas Gerais e Yamanashi completará 50 anos. Por este motivo, a comitiva está em Minas Gerais para planejar as celebrações deste marco e também para participar da décima edição do Festival do Japão em Minas, que acontece entre os dias 3 e 5/3 em Belo Horizonte.  

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Presidente do TJMG recebe visita de cortesia do deputado estadual João Magalhães
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA