Minas Gerais
Seplag recebe comitiva japonesa para discutir novas parcerias com o Governo de Minas
O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luís Otávio Milagres de Assis, recebeu, nesta quinta-feira (2/3), uma delegação da província de Yamanashi, do Japão, e da autoridade consular japonesa na jurisdição mineira. O Governo de Minas possui uma parceria com o Governo de Yamanashi que, entre outros benefícios, promove o treinamento profissional de servidores do Estado na província.
Participaram do encontro o chefe da Divisão de Estratégias de Internacionalização do governo de Yamanashi, Katsuya Hada, e membros de sua equipe, o cônsul Geral e o vice cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba e Hiroki Muya, além do servidor da Seplag-MG Lucas Franco, último participante do Programa de Treinamento Profissional em Yamanashi, e Júlia Nepomuceno, da Assessoria de Cooperação Internacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
A relação entre os dois governos tem sido focada, principalmente, no Programa de Treinamento Profissional, que permite que servidores do Executivo mineiro atuem no Governo de Yamanashi por um determinado período.
“A compreensão de outras culturas e de outros governos é fundamental para poder inspirar inovações no Governo de Minas. Nós valorizamos essas parcerias para troca de experiências e queremos fortalecê-las e ampliá-las, porque elas trazem qualificação para nossos servidores, inovação para Minas Gerais e aprendizado para todos”, reforçou o secretário-adjunto da Seplag-MG.
De acordo com Luís Otávio, foram discutidas novas áreas de parcerias possíveis entre os governos, além de temáticas como avaliação de desempenho de servidores e teletrabalho. Os representantes de Yamanashi demonstraram admiração pelo papel de coordenação estratégica e pelas competências da Seplag-MG.
Treinamento profissional
A última edição o Programa de Treinamento Profissional foi encerrada em fevereiro deste ano. Durante cerca de três meses, o servidor da Seplag-MG Lucas Franco atuou na Divisão de Estratégias de Internacionalização de Yamanashi. Paralelamente, executou uma pesquisa sobre o aprofundamento da relação e da celebração de 50 anos do irmanamento entre a província japonesa e o Estado de Minas Gerais.
“Minha história com este programa é motivo de muito orgulho e de um desejo intenso de poder aproximar o Brasil do Japão. É uma honra poder contribuir para que a cooperação entre os países e nossa província-irmã frutifique e gere novos projetos e novas oportunidades de qualificação a outros colegas. Yamanashi é um governo parceiro que tem muito a nos oferecer. Agradeço imensamente à Seplag-MG pela sua intenção de apoiar a internacionalização das políticas públicas”, afirmou Lucas.
Acordo
Em julho deste ano, o acordo de irmanamento entre Minas Gerais e Yamanashi completará 50 anos. Por este motivo, a comitiva está em Minas Gerais para planejar as celebrações deste marco e também para participar da décima edição do Festival do Japão em Minas, que acontece entre os dias 3 e 5/3 em Belo Horizonte.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.