Minas Gerais
Serviço Aéreo Avançado de Vida realiza transporte interestadual de pacientes mineiros para tratamentos de saúde
Com apenas 1 ano e 3 meses, o pequeno Anthony precisa de cuidados especiais devido a sua condição de saúde. Portador da Síndrome do Intestino Curto, ele foi transferido via Sistema Estadual de Regulação Assistencial, da Santa Casa de Misericórdia, em Belo Horizonte, para o Hospital Menino Jesus, em São Paulo, para a realização de procedimentos médicos especializados, no dia 3/1.
Esta foi a segunda vez que ele foi transportado pelo Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), serviço oferecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio dos consórcios regionais de saúde.
Natural do município de Paracatu, na região Noroeste do estado, Anthony foi diagnosticado com a doença ao nascer e, com 14 dias de vida, foi transferido da cidade natal para a capital mineira, devido ao seu quadro de saúde. Ele realiza o tratamento na Santa Casa de Belo Horizonte desde então, diante da necessidade de recuperação e estabilização do quadro clínico em ambiente hospitalar.
Durante o tratamento, foi indicada pela equipe médica a transferência para o hospital em São Paulo, para que fosse feito acompanhamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O primeiro atendimento do SAAV ao Anthony foi realizado em 5/7/2022 e, o segundo atendimento, em 3/1/2023.
De acordo com o primeiro-tenente do CBMMG e piloto do Batalhão de Operações Aéreas, Thales Ladeira, o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) é destinado a atender qualquer cidadão mineiro usuário do SUS que receba a indicação expressa do transporte pela equipe médica.
“Nós do SAAV realizamos o atendimento pré-hospitalar, transporte inter-hospitalar, transporte de órgãos e tecidos, além de compor a Força Estadual de Saúde, como no caso do transporte das vacinas contra a covid-19. No caso do menino Anthony, por exemplo, já foram realizados dois atendimentos de transportes inter-hospitalares de Belo Horizonte para São Paulo, que foram imprescindíveis para a continuidade do tratamento dele”, disse.
Suporte
O SAAV completou dez anos em junho de 2022 e, desde o início dos atendimentos até o fim do ano passado, 8.460 pacientes foram atendidos. Somente nem 2022, foram transportadas 1.209 pessoas, com um total de 2.350 horas de voo. Este atendimento pode ser solicitado pelos médicos que assistem o paciente, seguindo o fluxo estabelecido na Resolução 5.741/2017 da SES-MG.
Um dos objetivos do SAAV é possibilitar o acesso ao serviço de saúde em qualquer parte do estado, seja em unidades hospitalares ou em locais de difícil acesso, oferecendo solução de transporte e recurso especializado para atendimento. Para atuar no atendimento aos usuários do SUS, o serviço possui, atualmente, cinco helicópteros e um avião.
No escopo de atendimento deste serviço também estão:
- Compor a Rede de Urgência e Emergência do SUS-MG;
- Realizar o transporte quando a gravidade do quadro clínico do paciente exigir uma intervenção rápida e as condições de trânsito tornem o transporte terrestre muito demorado ou transporte em grandes distâncias em um intervalo de tempo aceitável diante das condições clínicas do paciente;
- Viabilizar o transporte inter-hospitalar alinhado às diretrizes Sistema Estadual de Regulação no âmbito do SUS-MG;
- Reduzir o tempo-resposta nas situações de urgência e emergência em saúde;
- Reduzir as mortes e complicações evitáveis;
- Aperfeiçoar a prestação de serviços assistenciais pré-hospitalares;
- Viabilizar o transporte de órgãos, tecidos e equipes alinhados ao Sistema Estadual de Transplantes.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.