Minas Gerais
Serviços digitais para o produtor rural trazem comodidade ao campo

Seguindo as tendências da atualidade, o agronegócio tem utilizado cada vez mais a tecnologia em seu favor. Além do produtor rural, que já utiliza a Internet para os mais diversos fins como comunicação e gerenciamento de suas propriedades, o Governo de Minas também tem inovado com soluções para o agropecuarista.
Hoje, o produtor mineiro já conta com o Portal de Serviços do Produtor Rural para atualização anual de dados do rebanho, emissão de guias para trânsito e ficha sanitária animal, serviço oferecido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O órgão ainda planeja a construção de um novo sistema que, por meio de inteligência artificial, vai auxiliar na defesa agropecuária do estado.
O acesso ao Portal pode ser solicitado por e-mail a partir do envio de documentos de identificação, comprovante de endereço e foto do solicitante segurando seu documento de identidade, uma forma de garantir a segurança do usuário. Além de poder solicitar o acesso por meio digital, o produtor ainda pode se dirigir a qualquer escritório do IMA, presente em todo o estado, para conseguir sua senha presencialmente.
Mais informações podem ser obtidas no site do IMA.
Novas tecnologias
Além do Portal de Serviços do Produtor Rural, o IMA está em processo de compra de drones para monitoramento da produção agropecuária do estado, o que vai facilitar o controle sanitário.
Também está prevista a contratação de serviço de rastreamento de frota, que permitirá informar ao técnico mais próximo que uma propriedade tem suspeita de foco de uma enfermidade, fazendo com que o atendimento seja mais rápido e efetivo.
O novo sistema, que será construído a partir de um convênio com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), também vai subsidiar os técnicos do órgão com informações apuradas para as operações fiscais nas estradas mineiras.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem