Minas Gerais
Servidores da rede estadual iniciam Trilhas de Futuro Educadores na Universidade Federal de Lavras
Servidores da rede estadual já começaram as atividades dos cursos criados em parceria entre Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e Universidade Federal Lavras (Ufla), como parte do programa Trilhas de Futuro Educadores. A iniciativa do Governo do Estado disponibiliza gratuitamente especialização, mestrado e doutorado aos profissionais.
A aula inaugural de dois cursos lato sensu voltados para a Educação Básica foi realizada nessa quarta-feira (5/10). Na Ufla, as atividades de Educação Inclusiva e Especial com 150 matriculados de 85 cidades mineiras. Já as do curso de Neurociências Aplicadas à Educação envolvem 122 matriculados, representando 63 municípios do estado. Eles são ministrados na modalidade de educação a distância (EAD).
“Esse é o pontapé inicial para cursos que são de extrema importância e estão alinhados em se tratando da ciência da aprendizagem, em especial neste momento tão desafiador para a Educação Básica. Agradeço a toda a equipe da Ufla e o carinho com o Trilhas do Futuro Educadores. Este é o maior projeto de formação continuada da América do Sul e contempla todos os profissionais da rede estadual efetivos e estáveis nas carreiras da Educação”, destaca a secretária adjunta da SEE/MG, Geniana Guimarães Faria, que acompanhou a aula inaugural.
A ação inicial ainda contou com a participação dos coordenadores e professores dos novos cursos, do superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues; e do reitor da Ufla, João Chrysostomo de Resende.“É um prazer essa parceria com a SEE/MG. Temos com certeza uma vida longa nesta caminhada e quem ganha é a sociedade. Iniciamos uma parceria com o governador, com relação ao apoio à Universidade, e faço um elogio a essa situação”, pontua o reitor João de Resende.
Mestrado
Há a previsão de começar em novembro, também, o curso stricto sensu Mestrado em Educação, que disponibilizará 50 vagas. Atualmente, o processo seletivo se encontra em fase final na Ufla.
“Que nossos servidores tenham o melhor aproveitamento possível dessa iniciativa que foi pensada para a rede estadual de ensino. Temos uma expectativa muito grande neste estreitamento de relação entre a Educação Básica e a Educação Superior, este é um ótimo caminho”, ressalta o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues.
Trilhas de Futuro Educadores
O Trilhas de Futuro Educadores é um projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Governo do Estado de Minas Gerais que oferta, gratuitamente, vagas nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), na modalidade EAD, e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial, semipresencial/híbrida e EAD. O projeto é destinado aos servidores que atendem os critérios de participação, contidos no artigo 4º da Resolução SEE nº 4.707/2022, profissionais de cargo efetivo e estável das carreiras da Educação Básica da SEE/MG.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.