Minas Gerais
SES-MG se prepara para a V Conferência Estadual de Saúde Mental
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), realizam, de 19/5 a 21/5, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, a V Conferência Estadual de Saúde Mental. O evento é o maior encontro participativo de Minas Gerais na área e irá reunir 1,2 mil delegados em torno do tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”. A escolha dos representantes da etapa estadual ocorre nas conferências municipais, que estão sendo realizadas até 24/4/2022.
A coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica de Minas Gerais do CES-MG, Lourdes Machado, destaca que todos os municípios devem realizar as suas conferências e debates em torno do tema. “É importante que as propostas construídas nos municípios consigam barrar os retrocessos como o desfinanciamento, a terceirização, a privatização e o discurso corporativista hegemônico em relação à Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Lembrando que a formulação das políticas de saúde mental acontece de fato nos municípios”, afirma a coordenadora. Lourdes acrescenta que as propostas devem ser baseadas nos direitos humanos, apontando para a superação das desigualdades sociais e fortalecendo a luta antimanicomial no país.
Lirica Salluz Pereira, diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da SES-MG, compreende a importância da participação da comunidade na gestão prevista nas legislações do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, historicamente, as conferências de saúde mental tiveram a participação de profissionais de saúde, usuários e familiares e propiciaram discussões e qualificação da oferta em saúde mental no país, inclusive com desdobramentos na esfera política, assistencial e jurídica, onde houve sanção de leis e reorganização do modelo assistencial com a instituição de serviços com previsão de financiamento público. “A conferência será um espaço de diálogo com eixos extremamente relevantes na perspectiva de fortalecer os serviços da rede que tem como premissa a oferta de assistência pautada no cuidado no território, a integralidade do cuidado, a autonomia e o protagonismo dos usuários”, reforça a diretora.
Eixos de discussão
A V CESM-MG foi convocada pela Resolução CES-MG nº 081, de 22/11/2021, e tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental para o Estado de Minas Gerais. O regimento interno foi aprovado pela Resolução CES-MG nº 089, de 14/02/2022.
O eixo principal da V CESM-MG é “fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”, que será dividido em quatro sub-eixos, sendo eles:
I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade;
IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.