Minas Gerais
Setor sucroenergético comemora resultados da política econômica de Minas Gerais
O governador Romeu Zema e o secretário-geral e vice-governador eleito, Professor Mateus, se reuniram nesta segunda-feira (12/12) com representantes do setor sucroenergético de Minas Gerais. Na oportunidade, foram apresentados ao Executivo estadual o desempenho da área nos últimos quatro anos.
Dentre os principais resultados, a produção de cana-de-açúcar saltou de 63 milhões de toneladas (safra 2018/2019) para 68 milhões de toneladas, safra 2022/2023. Com isso, unidades produtoras que estavam fechadas foram reativadas e o setor gerou, no período, mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, em 109 municípios canavieiros.
Além disso, por meio de um protocolo assinado entre o Governo de Minas e o setor, as usinas investiram R$ 128 milhões em infraestrutura nas regiões onde atuam. Conforme o documento, as empresas que aderiram ao acordo passaram a fazer parte de um regime simplificado de tributação com a contrapartida de investir 0,4% do faturamento anual em obras.
Sabendo da importância do setor no desenvolvimento econômico do estado, o governador anunciou, em julho, a redução da alíquota de ICMS do etanol hidratado, de 16% para 9,29%, para manter competitivo o combustível em relação à gasolina. Romeu Zema enfatizou que uma das suas bandeiras, ao assumir o governo, era justamente transformar Minas Gerais em um local favorável para se investir.
“Hoje, temos o orgulho de anunciar que atraímos, no primeiro mandato, R$ 270 bilhões de investimentos privados, geramos 620 mil empregos. O estado passou a ter protagonismo”, lembrou.
O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Ferreira Campos Filho, parabenizou o governador pela condução do Estado nos últimos quatro anos, sobretudo na manutenção da sinergia entre as secretarias.
“O Governo de Minas está mais próximo do setor produtivo, escutando as demandas e buscando soluções. Deixou de ter um papel meramente fiscalista e passou a caminhar com quem gera riquezas para o estado”, ressaltou.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.