Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Sisema conquista reconhecimento no Prêmio Gestão Ambiental 2023

Publicados

em

Dois projetos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) foram agraciados, nessa quinta-feira (9), no Prêmio Gestão Ambiental 2023, realizado pela Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta. O Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (Mira), desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), e a Aliança Ambiental Estratégica, elaborada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com outras organizações, foram premiados como exemplos de modernidade para o meio ambiente em Minas Gerais.

Realizada desde 2004, a premiação da ONG é uma homenagem às iniciativas que se destacaram no desenvolvimento de projetos socioambientais no estado. Tradicionalmente, os projetos concorrentes ao prêmio são indicados por uma comissão independente de avaliação, sorteados entre os filiados à Zeladoria do Planeta, que analisam projetos de empresas, instituições e pessoas que se destacaram. Neste ano, foram 54 projetos analisados, entre os quais a organização selecionou 17 que mais contribuíram para excelência, exemplo e modernidade nas questões ambientais de alta relevância.

“O Sisema ter recebido esses dois prêmios é um reconhecimento público das ações que estão sendo desenvolvidas nessas duas áreas. O Mira é um instrumento fundamental de monitoramento com base em política pública, especialmente para o enfrentamento dos eventos hidrológicos extremos, de secas e estiagem, além de promover o aprimoramento das autorizações de uso de água. A Aliança Estratégica reforça a necessidade de avançarmos em projetos socioambientais com as empresas para além das obrigações legais, e isso tem sido uma tônica da crescente comprovação do comprometimento do setor produtivo com a sustentabilidade”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Leia Também:  Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural deve bater recorde de R$ 71 bilhões

A cerimônia de premiação dos 17 agraciados ocorreu no Grande Hotel Ronaldo Fraga e contou com a presença da secretária Marília Melo, do secretário-adjunto da Semad, Leonardo Rodrigues, do diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, e da equipe da Diretoria de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad.

Segundo ressaltou o diretor-presidente da Zeladoria do Planeta, Fernando Benício, o Prêmio de Gestão Ambiental é o maior reconhecimento aos bons exemplos pela sustentabilidade em Minas e um incentivo àqueles que promovem e investem em projetos de alta relevância socioambiental. “Mostrar bons exemplos e reconhecer a relevância de iniciativas e projetos em todos os segmentos da sociedade requer muita dedicação, coragem, conhecimento e pesquisa. Sentimo-nos honrados em termos analisado 54 projetos e agraciado 17 com a comenda e o certificado”, disse, durante a cerimônia.

Mira

Lançado em março deste ano, o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (Mira) foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Atenção das Cidades da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A ferramenta permite que o Igam monitore, em tempo real, a disponibilidade hídrica de todas as suas bacias hidrográficas e a demanda das captações de água realizadas em Minas. O sistema utiliza a telemetria para o recebimento e tratamento de dados relativos à vazão e fluxo residual dos corpos d’água, simplificando processos e garantindo transparência à gestão pública dos recursos hídricos.

Leia Também:  Secretaria de Educação divulga lista de unidades premiadas na 3ª edição do Prêmio Escola Transformação 2022

De acordo com o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, “esse sistema reforça o compromisso da transparência da gestão hídrica em Minas, uma vez que disponibiliza publicamente os dados pela internet, por meio do Portal EcoSistemas”.

Aliança Ambiental Estratégica

A Aliança Ambiental é uma iniciativa colaborativa entre a Semad, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) que visa facilitar a implementação de projetos socioambientais voluntários por empresas em Minas Gerais. O processo de participação ocorre em fases distintas, que passam pela adesão à Aliança, avaliação detalhada e monitoramento contínuo do projeto implementado pela empresa e a concessão do “Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental”, com classificações como Ouro, Prata ou Bronze, dependendo do desempenho ambiental demonstrado pelo projeto.

“Acreditamos que os projetos socioambientais são efetivos e transformadores. A Aliança Ambiental tem o objetivo principal de promover e reconhecer os projetos socioambientais voluntários, que contribuem para o desenvolvimento sustentável em Minas”, explica a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Moreira.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Semad lança Índice de Desempenho Ambiental Municipal para fomentar políticas públicas

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA