Minas Gerais
Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade e Cefet promovem curso de eletricista predial
Teve início nessa quarta-feira (2/8) o Curso de Qualificação Profissional em Eletricista Predial, promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), em parceria com a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A capacitação é destinada a 22 cidadãos de Belo Horizonte e Região Metropolitana atendidos por dois programas de prevenção: o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e a Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa).
O curso tem 300 horas/aula, e é uma estratégia para promover a reintegração social e diminuir as taxas de reincidência criminal, visando capacitar as pessoas para o mercado de trabalho formal, na área do empreendedorismo, ou ainda na economia solidária — associativismo e cooperativismo. Todas as aulas serão realizadas no Campus II do Cefet, no bairro Nova Gameleira, em Belo Horizonte.
O subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Matuzail Martins da Cruz, prestigiou a aula inaugural no Cefet e revelou a preocupação em fornecer uma formação profissional de qualidade aos atendidos pelos programas. “Temos certeza que haverá mudanças positivas na vida de todos os alunos. Este curso representa uma possibilidade de conquistas técnicas, mas também, sociais e humanas. O Cefet é uma das instituições de ensino mais renomadas do país”, reflete o subsecretário.
Apoio
Os recursos para a viabilização do curso foram obtidos pelo Cefet, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O Poder Judiciário também é parceiro desta inciativa, fornecendo o custeio do transporte para os alunos, por meio de verba pecuniária.
A escolha pelo curso de eletricista predial levou em conta a demanda apresentada pelo público e a possibilidade de oferta da formação por uma instituição de prestígio, que se mostrou sensível aos desafios impostos ao público da Ceapa e do PrEsp.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.