Minas Gerais
Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade e Cefet promovem curso de eletricista predial

Teve início nessa quarta-feira (2/8) o Curso de Qualificação Profissional em Eletricista Predial, promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), em parceria com a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A capacitação é destinada a 22 cidadãos de Belo Horizonte e Região Metropolitana atendidos por dois programas de prevenção: o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e a Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa).
O curso tem 300 horas/aula, e é uma estratégia para promover a reintegração social e diminuir as taxas de reincidência criminal, visando capacitar as pessoas para o mercado de trabalho formal, na área do empreendedorismo, ou ainda na economia solidária — associativismo e cooperativismo. Todas as aulas serão realizadas no Campus II do Cefet, no bairro Nova Gameleira, em Belo Horizonte.
O subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Matuzail Martins da Cruz, prestigiou a aula inaugural no Cefet e revelou a preocupação em fornecer uma formação profissional de qualidade aos atendidos pelos programas. “Temos certeza que haverá mudanças positivas na vida de todos os alunos. Este curso representa uma possibilidade de conquistas técnicas, mas também, sociais e humanas. O Cefet é uma das instituições de ensino mais renomadas do país”, reflete o subsecretário.
Apoio
Os recursos para a viabilização do curso foram obtidos pelo Cefet, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O Poder Judiciário também é parceiro desta inciativa, fornecendo o custeio do transporte para os alunos, por meio de verba pecuniária.
A escolha pelo curso de eletricista predial levou em conta a demanda apresentada pelo público e a possibilidade de oferta da formação por uma instituição de prestígio, que se mostrou sensível aos desafios impostos ao público da Ceapa e do PrEsp.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM