Minas Gerais
Técnicos da Emater discutem novidades da fruticultura no Norte de Minas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) promove, a partir desta terça-feira (21/11), em Nova Porteirinha, no Norte do estado, capacitação em fruticultura voltada para 20 profissionais da instituição estadual que atuam na região.
Durante três dias, eles irão participar de palestras com especialistas da própria Emater-MG, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
“A fruticultura é uma atividade que exige muita tecnologia. Será um momento de atualizar os técnicos para que eles possam repassar as informações aos produtores”, explica o coordenador estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.
Ele será responsável pelas palestras “Rastreabilidade e Certificação: Exigências de mercado” e “Greening, a pior doença da citricultura”.
Mercado
Sanábio lembra que o Norte de Minas é um importante polo produtor de frutas de Minas Gerais.
“Trata-se de região de relevância na produção de frutas. Temos dois grandes projetos de irrigação. Um deles é o Jaíba, com área empresarial e outra de agricultura familiar, com atuação da Emater-MG. O outro projeto é o Gorutuba, em Nova Porteirinha, com grande área de produção, além da região de Pirapora”, afirma.
Os polos de produção do Norte de Minas são dependentes dos sistemas de irrigação, produzem frutas que se adaptam bem a altas temperaturas e de grande aceitação no mercado consumidor.
“O destaque é o cultivo de banana, que tem um peso significativo na produção estadual. Também há expressivos plantios de manga, goiaba e uva, com alta produtividade”, diz o coordenador da Emater-MG.
Temas
Serão abordados nove temas durante o encontro para os técnicos da Emater-MG. Entre eles “A produção de fruteiras de clima temperado no seminário mineiro”,
“Estratégias de irrigação para convivência com o semiárido” e “Manejo da indução floral em mangueiras”.
No último dia, também está prevista visita técnica a uma propriedade.
A capacitação será realizada na Fazenda Experimental da Epamig, em Nova Porteirinha.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais23 horas atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais22 horas atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro