Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Técnicos da Emater RJ visitam produção vinícola do Sul de Minas 

Published

on

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está recebendo, nesta semana, um grupo de técnicos e dirigentes da Emater do Rio de Janeiro para intercâmbio sobre produção de uvas e vinhos. A comitiva está visitando lavouras e vinícolas dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí e Caldas, no Sul do estado.

“Nós produzimos um vinho de excelente qualidade, porque colhemos uva para produção de vinho no inverno, com baixas temperaturas durante a noite e altas temperaturas durante o dia. Essa amplitude térmica, além do clima seco e da altitude, dá uma boa condição para produzir vinho”, afirma o coordenador de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, responsável por acompanhar a equipe fluminense, junto com o coordenador de Culturas, Sérgio Regina.

Ele explica que a possibilidade de produção nesta época do ano diferencia o vinho de Minas daquele produzido no Sul do país, onde o inverno é úmido. Deny Sanábio também destaca a técnica de dupla poda adotada em alguns municípios produtores de Minas. Neste sistema, as plantas são podadas em agosto/setembro e novamente em janeiro, do ano seguinte. Isso permite que os cachos estejam em boas condições de produção de vinho a partir de maio.

Leia Também:  Covid-19: regras para doação de sangue são atualizadas pela Anvisa

Além das tecnologias adotadas no Sul de Minas, os técnicos da Emater-Rio também vieram acompanhar o trabalho feito pela Emater-MG com os agricultores familiares da região, na cadeia produtiva da vitivinicultura.

“A expectativa é muito grande em obter conhecimentos em Minas, que está bem à frente em relação ao nosso estado. É muito importante para nós verificar como trabalhar a uva na agricultura familiar. E estamos acompanhando como a Emater-MG traz a família do agricultor para esta cadeia produtiva. Estamos muito animados com o que estamos aprendendo aqui com vocês”, afirma o diretor técnico da Emater-Rio, Marconi Resende.

Produção fluminense

A maior produção de uvas e vinhos no estado de Rio de Janeiro fica no município de Areal, na região Serrana, a 90 quilômetros da capital. São cerca de trinta hectares de área plantada, com mais de oito variedades de uva. Existem 12 vinícolas se instalando na região, com produção estimada de 60 mil garrafas de vinho por ano.

“Esse intercâmbio em Minas é muito importante para nós. Estamos com técnicos de todas as regiões do estado do Rio aqui. É uma oportunidade de atualização, de ter novos conhecimentos, e de levar isso para o nosso estado. Depois vamos dar um feedback, estar sempre trabalhando com nossos colegas da Emater de Minas”, disse o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, durante a visita.

Leia Também:  Via Liberdade: Minas e Sebrae firmam acordo para fortalecer turismo e capacitar empreendedores

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Estado contrata médicos para Betim e Juiz de Fora

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA