Minas Gerais
Técnicos da Emater RJ visitam produção vinícola do Sul de Minas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está recebendo, nesta semana, um grupo de técnicos e dirigentes da Emater do Rio de Janeiro para intercâmbio sobre produção de uvas e vinhos. A comitiva está visitando lavouras e vinícolas dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí e Caldas, no Sul do estado.
“Nós produzimos um vinho de excelente qualidade, porque colhemos uva para produção de vinho no inverno, com baixas temperaturas durante a noite e altas temperaturas durante o dia. Essa amplitude térmica, além do clima seco e da altitude, dá uma boa condição para produzir vinho”, afirma o coordenador de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, responsável por acompanhar a equipe fluminense, junto com o coordenador de Culturas, Sérgio Regina.
Ele explica que a possibilidade de produção nesta época do ano diferencia o vinho de Minas daquele produzido no Sul do país, onde o inverno é úmido. Deny Sanábio também destaca a técnica de dupla poda adotada em alguns municípios produtores de Minas. Neste sistema, as plantas são podadas em agosto/setembro e novamente em janeiro, do ano seguinte. Isso permite que os cachos estejam em boas condições de produção de vinho a partir de maio.
Além das tecnologias adotadas no Sul de Minas, os técnicos da Emater-Rio também vieram acompanhar o trabalho feito pela Emater-MG com os agricultores familiares da região, na cadeia produtiva da vitivinicultura.
“A expectativa é muito grande em obter conhecimentos em Minas, que está bem à frente em relação ao nosso estado. É muito importante para nós verificar como trabalhar a uva na agricultura familiar. E estamos acompanhando como a Emater-MG traz a família do agricultor para esta cadeia produtiva. Estamos muito animados com o que estamos aprendendo aqui com vocês”, afirma o diretor técnico da Emater-Rio, Marconi Resende.
Produção fluminense
A maior produção de uvas e vinhos no estado de Rio de Janeiro fica no município de Areal, na região Serrana, a 90 quilômetros da capital. São cerca de trinta hectares de área plantada, com mais de oito variedades de uva. Existem 12 vinícolas se instalando na região, com produção estimada de 60 mil garrafas de vinho por ano.
“Esse intercâmbio em Minas é muito importante para nós. Estamos com técnicos de todas as regiões do estado do Rio aqui. É uma oportunidade de atualização, de ter novos conhecimentos, e de levar isso para o nosso estado. Depois vamos dar um feedback, estar sempre trabalhando com nossos colegas da Emater de Minas”, disse o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, durante a visita.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais21 horas atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas