Minas Gerais
Tecnologia ajuda a organizar e aumentar segurança de procedimentos odontológicos no Ipsemg
A Gerência Odontológica (Geodont) do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) busca melhorar a qualidade de assistência à saúde ao beneficiário, no que tange a segurança, profissionalismo e confiança. De forma a investir também em tecnologia, a unidade da rede própria do instituto possui um sistema de gerência e rastreamento dos materiais utilizados na unidade.
No local, é usado um padrão gráfico, o código Data Matrix – uma simbologia bidimensional que permite a codificação de grande quantidade de informações em um espaço muito compacto em que a sua leitura é feita por meio de leitores ópticos. Essa tecnologia otimiza os processos na área da saúde aumentando a eficiência, diminuindo os erros e consequentemente melhora a segurança da assistência ao paciente.
Na Geodont, o processo de rastreamento foi implementado em 2018 e, desde então, permite a codificação e cadastro de todos os instrumentos odontológicos ao estabelecer rastreabilidade informatizada, controle e segurança de cerca 3,9 mil atendimentos mensais.
O sistema auxilia os colaboradores da Geodont nos aproximadamente 7,3 mil procedimentos mensais, nas especialidades de Cirurgia, Dentística, Endodontia, Clínica Infanto Juvenil, Ortodontia Preventiva e Interceptativa (0 a 14 anos), Periodontia, Pronto Atendimento, Prótese, Radiologia e Serviço de Atenção Odontológica Hospitalar.
A enfermeira e gestora administrativa da Geodont, Elisa Venturini, explica que com essa tecnologia é possível verificar o local de origem, data e hora da esterilização de cada instrumento que compõe o kit utilizado no atendimento ao beneficiário, bem como os profissionais que estiveram envolvidos no processamento dos produtos para saúde.
“O sistema veio só a acrescentar, podemos fazer a distribuição melhor dos kits a serem montados, melhor controle dos insumos e a satisfação do colaborador em trabalhar com um sistema fácil em seu ambiente de trabalho”, explica.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.