Minas Gerais

Tecnologia ajuda a organizar e aumentar segurança de procedimentos odontológicos no Ipsemg

Publicados

em

Ipsemg / Divulgação

A Gerência Odontológica (Geodont) do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) busca melhorar a qualidade de assistência à saúde ao beneficiário, no que tange a segurança, profissionalismo e confiança. De forma a investir também em tecnologia, a unidade da rede própria do instituto possui um sistema de gerência e rastreamento dos materiais utilizados na unidade.

No local, é usado um padrão gráfico, o código Data Matrix – uma simbologia bidimensional que permite a codificação de grande quantidade de informações em um espaço muito compacto em que a sua leitura é feita por meio de leitores ópticos. Essa tecnologia otimiza os processos na área da saúde aumentando a eficiência, diminuindo os erros e consequentemente melhora a segurança da assistência ao paciente.

Na Geodont, o processo de rastreamento foi implementado em 2018 e, desde então, permite a codificação e cadastro de todos os instrumentos odontológicos ao estabelecer rastreabilidade informatizada, controle e segurança de cerca 3,9 mil atendimentos mensais.

O sistema auxilia os colaboradores da Geodont nos aproximadamente 7,3 mil procedimentos mensais, nas especialidades de Cirurgia, Dentística, Endodontia, Clínica Infanto Juvenil, Ortodontia Preventiva e Interceptativa (0 a 14 anos), Periodontia, Pronto Atendimento, Prótese, Radiologia e Serviço de Atenção Odontológica Hospitalar.

Leia Também:  Campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo entram na última semana

A enfermeira e gestora administrativa da Geodont, Elisa Venturini, explica que com essa tecnologia é possível verificar o local de origem, data e hora da esterilização de cada instrumento que compõe o kit utilizado no atendimento ao beneficiário, bem como os profissionais que estiveram envolvidos no processamento dos produtos para saúde.

“O sistema veio só a acrescentar, podemos fazer a distribuição melhor dos kits a serem montados, melhor controle dos insumos e a satisfação do colaborador em trabalhar com um sistema fácil em seu ambiente de trabalho”, explica.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Avanço de obras na PPP da rodovia MG-050 amplia segurança e conforto dos usuários 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA