Minas Gerais
Transforma Minas abre 63 novas vagas para atuação no DER-MG, na Semad e no IEF
O programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), abre, nesta quarta-feira (1/3), 63 novas vagas de lideranças regionais para o governo estadual. As oportunidades estão distribuídas entre o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas entre 1 e 17/3, e as orientações estão disponíveis no site do programa: transformaminas.mg.gov.br. No mesmo endereço, o candidato também encontrará informações detalhadas sobre cada vaga.
Lideranças regionais
Só em 2023, as oportunidades oferecidas pelo Transforma Minas já somam 2.171 inscrições válidas. Este é o terceiro lote de vagas do programa para lideranças regionais em nove órgãos e entidades estaduais.
No primeiro semestre deste ano, a ferramenta de gestão de pessoas e carreiras do Governo de Minas Gerais, pautada por técnica, isenção e transparência, selecionará 207 profissionais para essas posições. O regulamento dos processos seletivos está disponível neste link.
A cada conjunto de vagas lançado, o documento “Descrição da Vaga” correspondente será publicado no site do programa – www.transformaminas.mg.gov.br – com todas as especificidades dos cargos e todas as demais informações sobre os processos. Os candidatos interessados poderão se inscrever para mais de uma vaga, desde que atendam aos requisitos de cada seleção.
Confira mais informações sobre as oportunidades deste terceiro lote:
DER-MG
Para o DER-MG são oferecidas 40 vagas de chefe de unidade regional, nas regionais de Belo Horizonte, Guanhães, Pará de Minas, Barbacena, Ubá, Montes Claros, Araxá, Diamantina, Curvelo, Varginha, Uberlândia, Itabira, Brasília de Minas, Patos de Minas, Poços de Caldas, Oliveira, Ponte Nova, Monte Carmelo, Itajubá, Formiga, Jequitinhonha, Araçuaí, Governador Valadares, Passos, Uberaba, Paracatu, Pedra Azul, Teófilo Otoni, Manhumirim, Juiz de Fora, Ituiutaba, Janaúba, Pirapora, Salinas, Abaeté, Arinos, Januária, Capelinha, João Pinheiro e Coronel Fabriciano.
Semad
A Semad, por sua vez, seleciona nove profissionais para atuar nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram) Alto Paranaíba, Alto São Francisco, Jequitinhonha, Leste de Minas, Noroeste, Norte de Minas, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.
IEF
As 14 vagas do IEF disponíveis são para supervisores das Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (UFRBio) Alto Médio São Francisco, Alto Paranaíba, Centro Norte, Centro Oeste, Centro Sul, Jequitinhonha, Mata, Metropolitana, Nordeste, Noroeste, Norte, Sul e Triângulo.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.