Minas Gerais
Transforma Minas quer diagnosticar engajamento dos servidores do Estado
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), realiza uma pesquisa sobre o Transforma Minas. O estudo servirá de base para o início das ações da frente de Engajamento. Participarão da pesquisa os servidores que possuem relação direta ou indireta com o Transforma Minas, como as lideranças do segundo nível hierárquico do Governo de Minas, os profissionais selecionados pelo programa e suas respectivas equipes.
A pesquisa será enviada por e-mail para o público-alvo e poderá ser respondida até 18/2. “O objetivo é buscar, por meio da Pesquisa de Engajamento, diagnosticar este aspecto nos servidores de Minas Gerais. Com as respostas, será possível entender quais são as características fortes e as fracas no âmbito do engajamento e, consequentemente, serão realizadas algumas ações de reforço e melhoria dos pontos de atenção colhidos através do questionário”, destaca a coordenadora do Transforma Minas, Luciana Custódio.
A gestora ainda salienta que pesquisas em gestão de pessoas demonstraram que colaboradores engajados são mais produtivos, felizes, inovadores e sentem mais propósito no trabalho. “Além disso, a melhoria do engajamento gera desdobramentos como a construção de um ambiente estimulante e saudável e, ainda, o aumento da produtividade e das entregas para a população mineira”, completa.
A aplicação do questionário é uma ação da Seplag-MG em parceria com a Vamos, do Instituto Gesto e da consultoria Santo Caos.
Transforma Minas
Lançado pelo Governo de Minas em 2019, o Transforma Minas tornou-se referência nacional em gestão de pessoas, ao trazer inovação para a forma de seleção e desenvolvimento de lideranças na administração pública, com foco na melhoria da prestação dos serviços.
Em 30/12/2021, foi publicado o Decreto nº 48.330, que dispõe sobre o Transforma Minas, incluindo as três frentes de atuação: Atração e Seleção, Desenvolvimento e Desempenho e Engajamento.
Com isso, Minas Gerais consolidou um modelo de gestão de pessoas por mérito e competência e tornou-se o primeiro estado do país a contar com uma legislação específica para essa prática.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.