Minas Gerais
Treinamento capacita brigadistas para combate a incêndios florestais

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) dá continuidade à preparação para o período crítico dos incêndios florestais em Minas Gerais. Nesta semana, está em curso um treinamento de formação e reciclagem, ação que preparará brigadistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para a prevenção e combate ao fogo nas unidades de conservação estaduais. O treinamento, que vai até sexta-feira (27/5), é ministrado por profissionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Em cinco dias de capacitação, 42 pessoas das brigadas de voluntários e de condomínios localizados na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA-Sul RMBH) conhecerão os métodos de combate a incêndios florestais. Ao final do curso, em 27/5, será realizada atividade prática com os conteúdos aplicados.
Na atividade, o grupo conhecerá, na prática, conceitos para contenção do fogo, análise do terreno, mecanismos de propagação, fatores climáticos e tipos de incêndios: subterrâneos, superficiais e fogo de copa. Os participantes conhecerão também as características ideais das ferramentas e equipamentos de combate a incêndio florestal e as funções de cada ferramenta usada na prevenção e combate, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Ainda na parte teórica, mas com conhecimentos que serão utilizados na atividade prática, serão repassados conhecimentos sobre formas de extinção, os métodos de combate a incêndio florestal e como realizar rescaldo e aceiros.
Os participantes conhecerão, ainda, as noções de Sistema de Comando de Operações (SCO) para incêndios de grandes proporções e terão informações sobre diferentes modelos de organização pessoal, além de deveres e responsabilidades dos membros da brigada florestal, repassadas por diversas instituições envolvidas no combate. O aprendizado envolverá também como identificar uma situação de risco, comunicação gestual e procedimentos de segurança em operações com o uso de helicópteros.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF