Minas Gerais

Treinamento capacita brigadistas para combate a incêndios florestais

Publicados

em

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) dá continuidade à preparação para o período crítico dos incêndios florestais em Minas Gerais. Nesta semana, está em curso um treinamento de formação e reciclagem, ação que preparará brigadistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para a prevenção e combate ao fogo nas unidades de conservação estaduais. O treinamento, que vai até sexta-feira (27/5), é ministrado por profissionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)

Em cinco dias de capacitação, 42 pessoas das brigadas de voluntários e de condomínios localizados na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA-Sul RMBH) conhecerão os métodos de combate a incêndios florestais. Ao final do curso, em 27/5, será realizada atividade prática com os conteúdos aplicados.

Na atividade, o grupo conhecerá, na prática, conceitos para contenção do fogo, análise do terreno, mecanismos de propagação, fatores climáticos e tipos de incêndios: subterrâneos, superficiais e fogo de copa. Os participantes conhecerão também as características ideais das ferramentas e equipamentos de combate a incêndio florestal e as funções de cada ferramenta usada na prevenção e combate, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Leia Também:  Servidores do TJMG participam de capacitação sobre o sistema eproc

Ainda na parte teórica, mas com conhecimentos que serão utilizados na atividade prática, serão repassados conhecimentos sobre formas de extinção, os métodos de combate a incêndio florestal e como realizar rescaldo e aceiros.

Os participantes conhecerão, ainda, as noções de Sistema de Comando de Operações (SCO) para incêndios de grandes proporções e terão informações sobre diferentes modelos de organização pessoal, além de deveres e responsabilidades dos membros da brigada florestal, repassadas por diversas instituições envolvidas no combate. O aprendizado envolverá também como identificar uma situação de risco, comunicação gestual e procedimentos de segurança em operações com o uso de helicópteros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Educar os homens é estratégia essencial no combate à violência doméstica
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA