Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Triângulo Mineiro terá o primeiro Centro de Atenção Biopsicossocial do interior do estado

Publicados

em


Zelar pelo bem-estar e saúde dos trabalhadores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é a missão do futuro Centro de Atenção Biopsicossocial, que está sendo construído no bairro Umuarama, em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. Ele será o primeiro a funcionar em um município do interior do estado, e faz parte de uma estratégia de expansão da estrutura de atenção à saúde do servidor. Em outubro de 2021, o Centro de Atenção da capital começou a funcionar.

As obras, iniciadas em dezembro de 2021, têm prazo de término para o primeiro semestre deste ano e consistem em uma grande reforma de um imóvel já existente. A previsão de gastos é de R$ 300 mil, contando acréscimos e aditivos de itens no decorrer do projeto. No momento, dois presos do regime semiaberto, que cumprem prisão domiciliar, trabalham na reforma, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  A empresa de engenharia contratada é responsável pela remuneração de 3/4 do salário mínimo, transporte, alimentação e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Leia Também:  Minas é o estado do Sudeste que mais vacinou contra a pólio

O Centro de Atenção Biopsicossocial de Uberlândia contará com o trabalho de dois assistentes sociais, dois enfermeiros, três psicólogos e um assistente executivo, para cuidar da parte administrativa. A equipe deve fazer cerca de 420 atendimentos mensais a policiais penais, agentes socioeducativos e demais servidores da Sejusp. O prédio tem 302,98 m², e dispõe de seis salas de atendimento, uma sala multiuso, uma sala de uso administrativo, dois banheiros e uma copa.

Para a diretora de Atenção à Saúde do Servidor, Vilene Eulálio de Magalhães, o local e os serviços representam um grande avanço do ponto de vista de política pública focada na saúde do servidor. “Há muito tempo os servidores vêm clamando por uma maior atenção à saúde, e esse é um passo muito grande nesse sentido. Temos ainda uma perspectiva de ampliação”, revela a diretora.

O imóvel no qual funcionará o Centro de Atenção foi repassado para a Sejusp pela Polícia Militar, que já não usava todo o espaço. A PM tem uma antena de comunicação funcionando na área, e irá permanecer com ela. A instituição entende que manter a ocupação do imóvel reforça a segurança local.

Leia Também:  Parlamento mineiro homenageia Record

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Parlamento mineiro homenageia Record

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA