Tribunal de Justiça
21ª Câmara Cível Especializada apresenta balanço do primeiro ano de trabalho


O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na reunião de prestação de contas do primeiro ano de atuação da 21ª Câmara Cível Especializada. A unidade tem a atribuição de processar e julgar, de forma exclusiva, as causas, recursos e incidentes relativos a direito empresarial, registros públicos e direito previdenciário nos quais o INSS seja parte.
Após um ano de instalação, os números apresentados demonstram maior celeridade na tramitação dos processos. Conforme gráfico abaixo, a 21ª Câmara Cível Especializada apresentou uma média de 80 dias de tempo decorrido entre a data de distribuição e a data de julgamento.

Ao longo do período apurado (fevereiro de 2022 a janeiro de 2023) a 21ª Câmara Cível superou a meta estipulada pelo TJMG, de julgar 70% dos processos colegiados em até 100 dias (desconsiderando o tempo médio de permanência na Procuradoria-Geral de Justiça, de 25 dias).
O gráfico abaixo mostra que a 21ª Câmara Cível julgou 80% dos processos colegiados em até 100 dias, ou seja, 10 pontos percentuais acima da meta.

O presidente José Arthur Filho não pôde comparecer ao encontro em razão de compromissos previamente agendados, mas enviou uma mensagem de apoio à especialização de câmaras no Tribunal, que foi lida pelo desembargador Alberto Vilas Boas.
“A especialização representa o futuro. O judiciário deve se especializar para garantir a celeridade, a segurança e a eficiência em suas decisões. A competência específica abre caminho para uma Justiça mais preparada para duração razoável do processo e facilita a uniformização de jurisprudência, principalmente no segmento empresarial”, diz trecho da mensagem.

O presidente da 21ª Câmara Cível, desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues, disse que a especialização em questões empresariais é uma importante oportunidade para melhorar a prestação jurisdicional.
“Quando se trata de uma Câmara nova e com integrantes que nunca haviam trabalhado em turmas julgadoras, os desafios já são naturalmente maiores. No caso da 21ª Câmara Cível Especializada, esse grau de dificuldade foi potencializado pelo fato de ter sido o pontapé inicial para uma aspiração antiga de nosso Tribunal de avançar com a especialização de julgamentos no segundo grau de jurisdição. Apesar de todos os desafios, essa análise estatística mostra que a conjuntura dessa especialização foi um passo muito importante para a eficiência em prol da melhoria da prestação jurisdicional no poder judiciário de Minas Gerais”, disse.

Segundo o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas, os números demonstram que o TJMG está no caminho certo. “Essa prestação de contas feita pela 21ª Câmara Cível foi de grande importância para compreender que, no contexto do TJMG, a especialização se mostrou muito produtiva e efetiva. A especialização é uma realidade e demonstra que o Tribunal mineiro optou por um caminho certo de iniciar um processo progressivo de especialização e avaliar os resultados para que possamos implementar a especialização em outras áreas”, afirmou.
Integrantes
Integram a 21ª Câmara Cível os desembargadores Marcelo Guimarães Rodrigues (presidente), Alexandre Victor de Carvalho, Adriano de Mesquita Carneiro, José Eustáquio Lucas Pereira e Moacyr Lobato de Campos Filho. A primeira sessão da unidade foi realizada no dia 17 de março de 2022.
Câmaras especializadas
O TJMG também conta com unidades especializadas para o julgamento de demandas de família, de sucessões, de registros públicos, empresariais, na área cível, e relacionadas a infância e juventude e violência doméstica e à execução penal, na esfera criminal. A criação de câmaras especializadas, no âmbito do TJMG e em outros tribunais brasileiros, atende recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visa ao desenvolvimento de políticas judiciárias que promovam a efetividade e a unidade do Poder Judiciário. Confira a Resolução 977/2021.
Na configuração atual, o TJMG dispõe de 21 câmaras cíveis e nove criminais, das quais cinco têm um escopo delimitado: a 4ª, a 8ª, a 16ª e a 21ª Câmara Cíveis e a 9ª Câmara Criminal.
A 4ª e 8ª Câmaras Cíveis processam e julgam, de forma exclusiva, as causas, recursos e incidentes relativos a direito de família, inclusive curatelas para aferir a capacidade das pessoas de gerir a própria vida, e as ações de guarda, alimentos e adoção fundadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Competem a elas, ainda, a apreciação dos danos materiais e morais praticados nas relações familiares e feitos que concernem ao direito das sucessões.
A 16ª e 21ª Câmaras Cíveis têm a atribuição de julgar casos de direito empresarial, registros públicos e direito previdenciário. Já a 9ª Câmara Criminal processa e julga, de forma exclusiva, as causas, recursos e incidentes, inclusive a ação penal originária e os crimes conexos, ressalvada a competência do Tribunal do Júri, relativos aos atos infracionais previstos no ECA, aos crimes praticados no contexto de violência doméstica e à execução penal definitiva.
Presenças
Participaram também da reunião os integrantes da 21ª Câmara Cível, desembargadores Marcelo Guimarães Rodrigues (presidente), Alexandre Victor de Carvalho, Adriano de Mesquita Carneiro, José Eustáquio Lucas Pereira e Moacyr Lobato de Campos Filho; os integrantes da 16ª Câmara Cível, desembargadores Marcos Henrique Caldeira Brant (presidente), José Marcos Rodrigues Vieira, Gilson Soares Lemes, Ramom Tácio de Oliveira e Tiago Gomes De Carvalho Pinto; além de servidores e colaboradores.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor