Sexta-Feira, 11 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

3ª Vice-Presidência participa de oficina na Comarca de Ervália

Publicados

em

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, na quinta-feira (24/8), da Oficina Teórica e Prática sobre os Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos e Justiça Restaurativa, promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Ervália, sob a coordenação da juíza Daniéle Viana da Silva Vieira Lopes.

Na oportunidade, a servidora Clarissa Pires Monteiro de Castro e o colaborador Samuel Duarte dos Santos, do Serviço de Apoio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Seanup), prestaram orientações acerca da Justiça Restaurativa e facilitaram dois círculos de construção de paz aos participantes da oficina, com objetivo de apresentar uma das metodologias da Justiça Restaurativa a partir de uma experiência vivencial.

Not-Oficina-Ervalia.jpg
A servidora Clarissa Castro e o colaborador Samuel Duarte, do Seanup, prestaram orientações sobre a Justiça Restaurativa ( Crédito : Divulgação TJMG )

Participaram da iniciativa 70 profissionais da área de educação, de serviços socioassistenciais, da saúde, das polícias e dos conselhos tutelares, dos municípios de Ervália, Araponga e Viçosa.

Not-Oficina-Ervalia1.jpg
Os participantes da oficina vivenciaram círculos de construção de paz ( Crédito : Divulgação TJMG )

Segundo Sidenir Vieira, psicólogo da Casa Lar e do Centro de Desenvolvimento do município de Ervália, “a oficina foi de muito aprendizado e sensibilidade em todos os sentidos, com escutas e vivências. Quanto aos círculos, foi excepcional conhecer a metodologia, considerando sua possibilidade de replicação e utilização nos ambientes de trabalho dos profissionais que participaram dessa iniciativa.”

Leia Também:  TJMG participa de edição de Casamento Comunitário em Belo Horizonte

Autocomposição e escuta

Not-Oficina-Ervalia2.jpg
O servidor Eduardo Bastos, da Comarca de Viçosa, e a juíza Daniéle Viana da Silva Vieira Lopes palestraram na Oficina ( Crédito : Divulgação TJMG )

Na ocasião do evento, a juíza da Comarca de Ervália, Daniéle Viana da Silva Vieira Lopes, abriu os trabalhos da oficina proferindo palestra acerca da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes e a importância de ferramentas dialógicas no contato com crianças e adolescentes.

Em seguida, o servidor da Comarca Viçosa, Eduardo Gonçalves Bastos, ministrou palestra sobre os métodos autocompositivos, com apresentação da Mediação e da Conciliação, e também acerca da Comunicação Não-Violenta, reportando as teorias e exercícios práticos acerca dessas metodologias para utilização pelos profissionais presentes.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Candidatos já podem consultar locais de prova do concurso do TJMG

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA