Tribunal de Justiça

3ª Vice-Presidência realiza práticas restaurativas no Triângulo Mineiro

Publicados

em

A 3ª Vice-Presidência realizou, entre os dias 31/1 a 2/2, visitas técnicas presenciais aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) das comarcas de Iturama, Campina Verde e Itapagipe, localizadas no Triângulo Mineiro.

Not-1--Praticas-Restaurativas-no-Triangulo-Mineiro.jpg
Instituições que compõem o sistema de justiça participaram do círculo ( Crédito : Divulgação / TJMG )

Regulamentadas pela Portaria da 3ª Vice-Presidência nº 3940/2022, as visitas técnicas objetivam o fortalecimento dos serviços prestados pelos Cejuscs, como também a disseminação da Justiça Restaurativa, conforme preconizado nos incisos XI e XIII, artigo 2º da Portaria Conjunta n.º 1373/PR/2022, que instituiu o Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0).

Nas visitas, diversos serviços foram apresentados aos Cejuscs, de maneira a permitir o conhecimento e replicação de iniciativas existentes em outras comarcas no que diz respeito ao tratamento de conflitos. Entre os temas lembrados estão os dos consumidores superendividados e os Papres (Postos de Atendimento Pré-Processual) com parceiros externos.

Além disso, foram realizados procedimentos para uniformização dos trabalhos, com repasse de instruções de trabalho e o ajuste de movimentações nos sistemas processuais.

Em compromisso à Resolução 225/2016, do CNJ, também foi apresentada a Justiça Restaurativa, seus contornos e potencialidades, com apresentação de projetos existentes no âmbito do TJMG.

Leia Também:  Memória do Judiciário disponibiliza acervo documental histórico

Após essa introdução, as equipes das comarcas e de outras instituições do sistema de justiça foram convidadas a participar de um momento vivencial para experienciar a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, sob a facilitação do colaborador Samuel Duarte.

Iturama

Not-5--Praticas-Restaurativas-no-Triangulo-Mineiro.jpg
Juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Iturama, Maysa Silveira Urzedo (segunda da direita para esquerda), equipe do Cejusc e colaboradores do Seanup ( Crédito : Divulgação / TJMG )

No círculo realizado no dia 31/1, na Comarca de Iturama, estiveram presentes 25 pessoas, dentre elas a juíza coordenadora do Cejusc da Comarca, Maysa Silveira Urzedo; a promotora Gabriela Stefanello Pires; a defensora pública Luciana de Souza Marques; o delegado de polícia Carlos Henrique Franchin; a advogada vice-presidente da 74ª subseção da OAB Renata de Queiroz Lourenço; entre outros servidores do TJMG, da DPMG, do MPMG e da PCMG.

Campina Verde

Not-2--Praticas-Restaurativas-no-Triangulo-Mineiro.jpg
Equipe da Comarca de Campina Verde participou do círculo ( Crédito : Divulgação / TJMG )

No dia 1/2 foi realizado círculo de construção de paz na Comarca de Campina Verde, que contou com a participação de 16 pessoas, dentre elas servidores, estagiários e colaboradores da localidade. A prática restaurativa possibilitou a criação de um espaço dialogal para o fortalecimento de vínculos entre a equipe.

Not-4--Praticas-Restaurativas-no-Triangulo-Mineiro.jpg
Juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Campina Verde, Jefferson Val Iwassaki (o primeiro à esquerda), equipe do Cejusc e colaboradores do Seanup ( Crédito : Divulgação / TJMG )

Itapagipe

No círculo realizado no dia 2/2, em Itapagipe, estiveram presentes 10 participantes, dentre elas servidores, estagiários e colaboradores da Comarca. A prática possibilitou o destacamento de um período das atividades rotineiras dos servidores para conhecerem a metodologia da Justiça Restaurativa.

Leia Também:  Distrito mineiro é eleito entre as dez cidades mais acolhedoras do mundo
Not-3--Praticas-Restaurativas-no-Triangulo-Mineiro.jpg
Equipe da Comarca de Itapagipe participou do círculo ( Crédito : Divulgação / TJMG )

Em todos círculos foi submetido formulário de avaliação da iniciativa, sem identificação dos participantes. As respostas trouxeram considerações que reforçam a potência e importância dessas práticas restaurativas. Um desses participantes avaliou que são “de suma importância esses encontros realizados pelo TJMG, em especial nas comarcas do interior, nos trazendo maiores conhecimentos e informações importantes no nosso núcleo de trabalho. Fiquei muito feliz de poder participar”.

Not-6--Praticas-Restaurativas-no-Triangulo-Mineiro.jpg
Juíza Juniara Cristina Fernades Orthmann, coordenadora do Cejusc da Comarca de Itapagipe, colaborador do Cejusc e equipe do Seanup ( Crédito : Divulgação / TJMG )

Serviço

Além das comarcas eleitas pela própria 3ª Vice-Presidência para acompanhamento, os juízes e as juízas coordenadores de Cejusc, que tenham interesse em receber visitas técnicas da equipe do Seanup, podem solicitar através do e-mail: [email protected].

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Governo realiza fiscalização minerária no Noroeste do estado

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA