Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

3ª vice-presidente do TJMG homologa acordo de reparação sobre barragens em Nova Lima

Publicados

em

Not---Desa-Ana-Paula-Caixeta.jpg
Acordo tem importância econômica, ambiental e social ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) homologou nesta quinta-feira (15/12), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 2º Grau (Cejusc de 2º Grau), acordo entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública Estadual, a mineradora Vale e o município de Nova Lima. A audiência foi conduzida pela 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, e pelo coordenador adjunto do Cejusc de 2º grau, desembargador Marco Aurélio Ferrara Marcolino.

Segundo a desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, o processo de mediação trouxe “pacificação para descaracterização da estrutura da barragem B3/B4 situada em Macacos (distrito de Nova Lima), com investimento de cerca de R$ 700 milhões pela Vale, somados ao acordo desta quinta-feira (15/12), de R$ 500 milhões, para os pleitos contidos nas ações civis públicas”.

“A partir da observância dos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada, após um ciclo de 12 audiências, foi possível estabelecer-se acordo de grande relevância e repercussão ambiental, econômica e social”, afirmou a 3ª vice-presidente.

Marco importante 

Para o procurador de Justiça, Antônio Sérgio Rocha de Paula, “o acordo é muito importante, porque, além de extinguir ações antigas, traz para a comunidade atingida um ganho efetivo, contemplando, inclusive, valor significativo para demandas futuras”.

Segundo o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva, “a celebração do acordo relativo a Macacos é um marco para o sistema de Justiça de Minas Gerais e para a justiça negocial em matéria minerária, ao garantir segurança, compensação e direitos para os atingidos por barragens ainda antes da ocorrência de novas tragédias”.

Leia Também:  Presidente do TJMG participa da sessão de votação da lista sêxtupla da OAB-MG
Not---Reuniao-com-Desa-Ana-Paula.jpg
Participantes elogiaram os termos e condições do acordo ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Defensoria Pública 

A defensora pública geral, Raquel da Costa Dias, ressaltou que o acordo “promove a compensação ambiental relativa ao descomissionamento da barragem no distrito de Macacos, além do pagamento do dano moral coletivo e programa emergencial à população atingida, promovendo justiça e acesso a direitos de maneira efetiva, célere, justa e definitiva. A Defensoria de Minas é grande parceira do Tribunal de Justiça e estamos muito felizes com esse trabalho e com mais essa parceria de sucesso”. 

Segundo a gerente jurídica da Vale, Lilian Simões, “o acordo celebrado representa o prevalecimento, mais uma vez, das soluções mediadas enquanto garantias de um processo eficiente, célere e justo. E mais uma vez se evidencia a qualidade, importância e eficácia do Cejusc do TJMG, referência em todo Brasil”. 

Município de Nova Lima   

O procurador-geral do município de Nova Lima, Arthur de Araújo Souza e Soares, elogiou o acordo. “A Prefeitura de Nova Lima agradece às instituições de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, autoras da ação. Participamos do acordo como intervenientes e pudemos contribuir para a sua construção nesta fase final, fortalecendo o diálogo entre o Poder Público. A Prefeitura manterá as tratativas com a empresa para a solução de outras questões da cidade que tenham interferência com as suas atividades. Saudamos também ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ao Cejusc por proporcionar este momento de mediação entre as partes”, disse. 

Leia Também:  Em entrevista, Ísis Valverde faz declaração sobre amizade com Rita Lee: ‘Amiga Ursa’

Presenças 

Participaram do evento de homologação do acordo a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o coordenador-adjunto do Cejusc de 2º Grau, desembargador Marco Aurélio Ferrara Marcolino; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o procurador de justiça Carlos André Mariani Bitencourt; o procurador de justiça Antônio Sérgio Rocha de Paula, os promotores de justiça Lucas Marques Trindade e Cláudia de Oliveira Ignez, o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva, a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias, os defensores públicos Felipe Augusto Cardoso Soledade, a gerente jurídica da Vale, Lilian Maia de Figueiredo Simões; o gerente executivo da Vale, Luiz Henrique de Medeiros; Lourenço Rabelo Cardoso, da gerência executiva jurídica da Vale; Pedro Henrique de Carvalho e Bernardo de Vasconcelos, advogados da Vale; Arthur de Araújo Souza e Soares, procurador-geral do município de Nova Lima; Bernardo Brito Leal, procurador-geral adjunto do município de Nova Lima; e Weuler Dias Gomes, diretor do Departamento de Contencioso Jurídico do município de Nova Lima.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho recebe deputado estadual Rodrigo Lopes

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA