Tribunal de Justiça

3ª vice-presidente do TJMG recebe comenda na cidade de Machado

Publicados

em

A 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, participou na quinta-feira (3/8) da cerimônia de inauguração da Faculdades de Ensino Superior do Sul de Minas (FESSUL), em Machado, na região Sul do Estado. A magistrada, que nasceu na cidade, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Carvalho de Pereira Filho, na solenidade. Ela também foi homenageada com a Comenda Lyda Monteiro.

Not---2---Inauguracao-Fessul---Machado---MG.jpg
Abertura da inauguração da faculdade ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

A Fessul, que substitui a Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação (Fumesc), contará com cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas de atuação, como Direito. A solenidade foi realizada no auditório da instituição de ensino.

“É com muito orgulho que, como machadense, participo da revitalização da faculdade de Direito local. Neste ato estou representando o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que também está orgulhoso de ver a expansão dos cursos jurídicos, a atualização e revitalização no Sul de Minas, trazendo benefícios para uma população mais abrangente. O que se pretende é que os cursos sejam atualizados e que a tecnologia se una à experiência e competência dos professores para que possamos ter alunos bastante vocacionados e possam integrar o sistema de Justiça com muita competência”, disse a 3ª vice-presidente do TJMG.

O presidente do Conselho de Administração da instituição de ensino, advogado Gustavo Chalfun, também presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, disse que a educação “é capaz de transformar vidas e reunir pessoas em busca de novos propósitos, novos cenários e inspirações”.

Leia Também:  Central de Atermação do Jesp Cível já funciona em novo endereço
Not---3---Inauguracao-Fessul---Machado---MG.jpg
Senador Carlos Viana defendeu mais acesso à educação ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

Aula Magna

A inauguração da Fessul contou com Aula Magna ministrada pelo senador Carlos Viana, que tratou sobre “O Ensino Superior no Brasil: Perspectivas para o Futuro”.

Durante a apresentação, o parlamentar expôs preocupação com a educação ao citar o alto número de evasão escolar e desistências durante cursos do ensino superior. Conforme dados citados por ele, em 2021 cerca de 9 milhões de jovens estavam matriculados em uma graduação. O senador acredita, no entanto, que o número ideal seria de 25 milhões.

“Nós não estamos formando uma geração que tem realmente o investimento aplicado de uma forma correta. Temos que reconhecer isso no Brasil. Precisamos repensar o conhecimento no Brasil. Torná-lo democrático, torná-lo acessível”, disse.

Comenda Lyda Monteiro

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, recebeu a Comenda Lyda Monteiro, outorgada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG).

Not---1---Inauguracao-Fessul---Machado---MG.jpg
3ª vice-presidente recebeu homenagem durante solenidade ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

O nome da comenda homenageia a secretária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Lyda Monteiro, que foi vítima, em 1980, de um atentado.

“Na condição de filha da terra, gostaria de registrar a honra de receber essa comenda da OAB/MG, onde estou inscrita. Recebo essa comenda em homenagem ao meu pai que, de onde está, tenho certeza que tem orgulho dessa terra. Ele foi meu primeiro incentivador a buscar os estudos. Então, agradeço a homenagem e faço votos que todos se sintam acolhidos e abraçados aqui em Machado por esses empreendedores que hoje abrem as portas da faculdade, renovam a energia e trazem um novo capítulo para nossa cidade. Que seja a energia sublime tocando o coração de cada estudante, professor, que possamos, além de todos os exemplos que Machado tem, que essa faculdade também seja exemplo”, finalizou a desembargadora.

Leia Também:  TJMG realiza 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

A honraria também foi destinada ao advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Leonardo, e ao senador Carlos Viana.

Presenças

Também estiveram presentes o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6º Região (TRF6), Flavio Boson Gambogi, representando a Presidência do TRF6; a juíza da Comarca de Machado, Fernanda Machado de Moura Leite; a juíza da Comarca de Varginha, Tereza Cristina Cota; o presidente da OAB Subseção de Machado, Everton Lima de Oliveira; o promotor de Justiça Laurence Albergaria Oliveira; o conselheiro federal da OAB, Sérgio Murilo Diniz Braga, representando o presidente da OAB nacional, Beto Simonetti; o prefeito da cidade, Maycon Willian da Silva; o presidente da Câmara Municipal, vereador Cleuber Campos Gonçalves; e o deputado federal Eros Biondini; além de demais autoridades.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Galeria recebe exposições "O Corpo Ausente" e "Absorto"

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA