Tribunal de Justiça

7º Encontro do Consepre é encerrado com divulgação da Carta de Porto Alegre

Publicados

em

O 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi encerrado nesta sexta-feira (7/7) com a divulgação da Carta de Porto Alegre. O documento reúne as conclusões dos três dias do evento, realizado em Porto Alegre (RS), com a presença de presidentes e representantes dos tribunais de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e Territórios.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Consepre, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, disse que o encontro foi muito significativo. “O evento foi de extrema importância e contribuiu para a troca de experiências entre os presidentes dos Tribunais de Justiça. Nós tivemos a oportunidade de apresentar projetos importantes que poderão servir de modelo para que o restante do país possa, assim como o TJMG, aprimorar a gestão”, disse.

not-presidente-consepre-ultimodia.jpg
Último dia do Consepre foi realizado nesta sexta-feira (7/7) (Crédito: Divulgação/TJRS)

A carta

A Carta de Porto Alegre divulgada nesta sexta-feira inclui temas referentes ao desempenho do Judiciário e traz quatro conclusões aprovadas por unanimidade. Confira:

  1. Reafirmar a autonomia administrativa e financeira dos Tribunais de Justiça Estaduais e do Distrito Federal e Territórios, garantida pela Constituição Federal de 1988.
  2. Reconhecer a importância do convite para a participação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil na construção do planejamento de gestão do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça para o próximo biênio, mediante a criação de grupo de trabalho específico, que analisará as sugestões a serem encaminhadas pelos Tribunais de Justiça e apresentará, oportunamente, suas proposições ao próximo presidente, o eminente ministro Luís Roberto Barroso.
  3. Destacar a relevância da cooperação entre os Tribunais de Justiça para o aprimoramento das contratações públicas de interesse comum, mediante a criação de ferramentas que fomentem o compartilhamento de boas práticas e inovações administrativas.
  4. Enfatizar como boa prática a utilização dos serviços dos cartórios extrajudiciais para o cumprimento de atos de comunicação processual e recomendar aos Tribunais de Justiça que, dentro de sua autonomia administrativa e financeira, avaliem a conveniência e oportunidade da efetiva implementação daquela como forma de aprimorar e acelerar a entrega da prestação jurisdicional.
Leia Também:  TJMG apoia a campanha "Janeiro Branco"

Confira a carta na íntegra.

O encontro

Constaram da programação do Consepre reuniões, homenagens e palestras que atenderam aos interesses e demandas do Judiciário nacional. O evento também contou com espaço para a exposição de boas práticas dos tribunais para troca de ideias e otimização dos trabalhos do Judiciário em todo país, contando com a participação do TJMG.

O presidente do TJMG, José Arthur Filho, participou da atividade, sediada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Também estiveram no encontro a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, e o superintendente de Relações com Outros Tribunais de Justiça da Corte mineira, desembargador Pedro Aleixo Neto.

O gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) e responsável pela Central Lapidar do TJMG, Luís Cláudio de Souza Alberto, e a assessora técnica especializada da Presidência, Tatiana Camarão, também participaram do evento, onde palestraram na quinta-feira (6/7). Eles apresentaram aos participantes dois projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos pelo TJMG: a Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação e o que trata de contratação de startups.

Nesta sexta-feira, além da divulgação da Carta de Porto Alegre, foi realizada a palestra “Desafios contemporâneos: da gestão piramidal à sociedade em rede”, ministrada pela professora e escritora Viviane Mosé. Autora de 12 livros, com duas indicações ao Prêmio Jabuti, e apresentadora de séries em programas de televisão, a psicóloga e psicanalista capixaba falou sobre o atual momento da humanidade em função da sociedade em rede, alertando para os perigos do uso excessivo da inteligência artificial.

Leia Também:  Cejusc Itinerante leva Justiça ao interior de Minas e à comunidade indígena Xakriabá

Também foi realizada a entrega da medalha de Reconhecimento do Conselho a ex-Presidentes de Tribunais de Justiça. A honraria foi instituída em maio de 2022 com o objetivo de reconhecer cidadãos, entidades, personalidades e autoridades com conduta e reputação ilibada e que contribuíram para o avanço das Justiças Estaduais.

Consepre

O Consepre surgiu em novembro de 2021 da unificação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça com o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. É integrado exclusivamente pelos presidentes dos Tribunais de Justiça. A 7ª edição do encontro foi conduzida pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, e pela anfitriã, a presidente do TJRS e também vice-presidente Cultural do Consepre, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.

Entre os objetivos do Conselho estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e às peculiaridades locais.

Veja aqui e aqui os álbuns com fotos do último dia do encontro.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG inaugura novo fórum na Comarca de Natércia, no Sul de Minas

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA