Tribunal de Justiça
Advogada Patrícia Henriques toma posse para segundo biênio no TRE-MG


O superintendente Jurídico Institucional e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta segunda-feira (21/11), na posse da advogada Patrícia Henriques como “juiz membro efetivo” do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), na Classe Jurista.
A solenidade de posse foi presidida pelo presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, e contou com a presença de magistrados do TJMG, políticos, advogados e familiares da nova juíza do TRE-MG. Patrícia Henriques retorna à Corte Eleitoral mineira para exercer o segundo biênio. Sua primeira passagem foi no período de junho de 2020 a junho de 2022. A advogada foi nomeada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 11 de novembro.
Brilhantes decisões
O superintendente Jurídico Institucional do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, afirmou ser uma grande honra representar o presidente José Arthur Filho na posse da jurista Patrícia Henriques. “Trata-se de uma grande advogada que retorna ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, onde já atuou com brilhantes decisões que agregaram valores à Corte Eleitoral do Estado. Esperamos que esta seja a tônica da atuação de Patrícia Henriques neste novo mandato”, ressaltou.
A juíza eleitoral Patrícia Henriques disse estar muito honrada em ter sido reconduzida ao cargo na Corte Eleitoral mineira. “A justiça eleitoral é uma parte do Poder Judiciário que garante o voto a todos os cidadãos brasileiros, reforçando a democracia. Trabalhar nesta corte, com juízes tão honrados e competentes é muito especial para mim”, afirmou a magistrada. Ela agradeceu a todos os presentes, especialmente os colegas advogados e familiares que participaram da solenidade de posse.
A juíza também afirmou que todos os brasileiros devem se orgulhar do sistema eleitoral brasileiro, segundo ela moderno, sofisticado, eficiente, e capaz de apontar o resultado de um pleito eleitoral em menos de três horas após o encerramento das votações de mais de 150 milhões de eleitores.
“A urna eletrônica é instrumento indispensável do nosso estado democrático de direito, mecanismo eleitoral seguro, amplamente fiscalizado por observadores nacionais e internacionais”, frisou.
O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, destacou ser uma grande satisfação receber Patrícia Henriques de volta à Corte Eleitoral. “Em sua primeira passagem ela já demonstrou competência e extremo compromisso com a Justiça Eleitoral. Nós a recebemos de braços abertos com a certeza que dará sequência ao profícuo trabalho realizado no primeiro biênio”, disse o presidente do TRE-MG.

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito, originários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois juristas, indicados pela OAB e nomeados pelo Presidente da República. Cada membro titular possui um substituto da mesma classe. Os integrantes possuem mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio, como ocorreu com Patrícia Henriques.
Currículo
Patrícia Henriques é natural de Belo Horizonte.Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos e com mestrado em Ciências Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, ela também é professora da Faculdade Milton Campos nas disciplinas de Direito Eleitoral e Direito Constitucional, e presidente da Comissão Estadual de Direito Municipal da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais.
Presenças
A cerimônia contou com as presenças do ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, do desembargador e ex-presidente do TRE-MG, Rogério Medeiros, da desembargadora Mariângela Meyer, e dos desembargadores José Marcos Rodrigues Vieira, Leonardo Beraldo, Joemilson Donizetti, além de juízes eleitorais, juristas e parlamentares.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor