Tribunal de Justiça

Alunos de escola pública de Santa Luzia visitam exposição de Fernando Velloso, no TJMG

Publicados

em

Not---Criancas-da-EM-Jose-Augusto-Resende---Exp.-Fernando-Veloso-2.jpg
Crianças acompanham explicação da marchand Tanit Alvim (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Alunos de 4 e 5 anos da Escola Municipal José Augusto Resende, da cidade de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, visitaram nos dias 26 e 27/6 a exposição das obras do artista Fernado Velloso, na Galeria de Arte do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Os 35 alunos que visitaram a exposição foram acompanhados pela supervisora pedagógica Lucilene Lourenço da Silva e pelas professoras Márcia Pimenta, Priscila Esteves, Viviane Rismo, Gelcilene Aparecida de Carvalho e Marília da Silva Ferreira de Figueiredo.

A marchand do artista, Tanit Alvim, mostrou detalhes das obras, como materiais utilizados e a técnica de montagem e pintura. Os alunos foram instigados a comentar sobre as impressões ao verem as telas. Nesse exercício, eles expressaram o sentimento e o que o primeiro olhar apresentava: similaridades com objetos conhecidos, como diamantes, montanhas, escadas, banquinhos, janelas e arco-íris, bandeirolas e balões de festas de São João, pipas, cata-ventos, tabuleiros de jogos de damas e toquinhos.

A pequena Hadassa, ao entrar no espaço observando a galeria, exclamou: “Que lindo!”. Para ela, assim como para Ana Luísa e Helena, a obra mais bonita era a composição geométrica em azul. Miguel, o primeiro a identificar os quadros pendurados no alto, gostou mais “daquele comprido”, que, para Heitor, se for virado, “parece um teclado musical”. Benjamin gostou do degradê que vai do azul-escuro ao laranja, lembrando o amanhecer ou o anoitecer, conforme a direção em que se olha.

Leia Também:  TJMG alerta para golpes de falsos leilões eletrônicos

Luan reconheceu a letra inicial de seu nome em algumas pinturas: “Tem um L ali!”. Mas a peça preferida de pelo menos meia dúzia de crianças em cada uma das turmas foi o quadro que harmoniza formas triangulares e folhas de ouro

Not---Criancas-da-EM-Jose-Augusto-Resende---Exp.-Fernando-Veloso.jpg
Professoras trabalharam o tema em sala de aula antes da visita para preparar os alunos (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Para a professora Márcia Silva Pimenta, a visita vai marcar a trajetória das crianças. “O ganho do público para o qual nós lecionamos e suas famílias é enorme. Muitos habitualmente não têm acesso a este tipo de manifestação cultural nem oportunidade de se encontrar com artistas e profissionais da área. Esta foi a única chance, até o momento, na vida de vários meninos. Como nas classes estamos trabalhando, dentro do projeto ‘Era Uma Vez’, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santa Luzia, com artistas mineiros e brasileiros, foi algo bastante prazeroso. Acredito que isso vai enriquecê-los a ponto de eles levarem a experiência para a vida adulta”, disse a professora.

De acordo com a galerista Tanit Alvim, a iniciativa do TJMG é muito bem-vinda, pois proporciona aos artistas mineiros um local de alta circulação de públicos variados. “A Galeria de Arte oferece às pessoas, de modo atraente e não impositivo, o contato com esse universo”, disse.

Leia Também:  TJMG promove terceira fase do mutirão de conciliação em Brumadinho
NOT -Criancas-da-EM-Jose-Augusto-Resende-visitam-Exp.-Fernando-Veloso-3.jpg
Crianças interagiram com Tanit Alvim, que escolheu linguagem apropriada para o público (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

As crianças foram recepcionadas, nos dias 26 e 27/6, pela marchand do artista, Tanit Alvim; pela servidora do TJMG Cultural, Cláudia Elias; e por Raíssa Vieira Brasil e Júnior Nascimento, do Centro de Relações Públicas.

Not Criancas-da-EM-Jose-Augusto-Resende-visitam-Exp.-Fernando-Veloso-.-1.jpg
Passeio cultural apresentou arte de forma lúdica e acessível (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

As próximas exposições na Galeria de Arte serão dos artistas Andreia Aparecida Silva Donadon Leal e Paulo Carvalho Ferreira.

Not---Criancas-da-EM-Jose-Augusto-Resende---Exp.-Fernando-Veloso-4.jpg
Para a maioria dos meninos e meninas, essa foi a primeira oportunidade de ir a uma exposição de arte (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Veja o álbum de fotos da visita dos alunos.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG apresenta Projeto Renascer para consórcio de municípios do Alto Paranaíba

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA