Tribunal de Justiça
Audiência pública é realizada na Comarca de Itapagipe


Por meio de audiência pública realizada nesta quinta-feira (19/1), na cidade de Itapagipe, no Triângulo Mineiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) identificou o interesse da comunidade na instalação de uma unidade da Associação de Assistência e Proteção a Condenados (Apac) na Comarca.
A consulta, realizada no salão nobre da Câmara Municipal, teve a participação do coordenador executivo do Programa Novos Rumos (Segmento Apac) do TJMG, juiz Gustavo Moreira. Ele destacou a importância das autoridades e representantes da população itapagipense se manifestassem sobre o assunto.
“Tive a oportunidade de falar sobre a importância do tratamento humanizado no cumprimento da pena, como forma de recuperar presos condenados. Também comparei os custos de cada preso no sistema prisional comum e no sistema Apac, que chega a ser quase quatro vezes menor”, disse o magistrado.
“Com a Apac, uma nova metodologia será aplicada no cumprimento das penas, que será muito benéfica para os condenados e para a população de Itapagipe”, disse o magistrado. Ele citou o exemplo de Frutal, uma das comarcas mineiras considerada referência na adoção do método. “Frutal está muito mais pacificada e com índices criminais em redução, graças à adoção da metodologia Apac”, afirmou.
Durante a audiência, todos os participantes puderam se manifestar e também ouvir testemunhos sobre o funcionamento de outras unidades da Apac em Minas Gerais, e os benefícios para os condenados e para a população.

Baixa reincidência
Para a diretora do foro de Itapagipe, juíza Juniara Cristina Fernandes Orthmann Goedert, responsável pela condução do evento, a audiência pública foi o primeiro passo para a concretização de um modelo alternativo e humanizado de cumprimento de pena.
Ela considera, ainda, que a instalação da Apac na comarca vai permitir que os condenados possam cumprir as penas próximos de seus familiares, o que favorece o retorno ao convívio em sociedade, sem a reincidência a novos crimes. Nas Apacs, o índice de reincidência após o cumprimento da pena é de 15%.
Além de Itapagipe, também pertence à comarca, que tem população de pouco mais de 21 mil habitantes, a cidade de São Francisco de Sales.

Presenças
Também estiveram presentes na audiência pública, o representante do Ministério Público de Minas Gerais, promotor de Justiça Rogério Toledo; o secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública, capitão Ricardo Donabella Marques; a diretora geral da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac), Tatiana Flávia Faria de Souza; o diretor de Metodologia da Fbac, Roberto Donizeti de Carvalho; a gerente geral da Apac de Frutal, Paula Queiróz Vieira; o vice-prefeito de Itapagipe, Craides Teodoro Andrade; o presidente da Câmara Municipal de Itapagipe, vereador Fransérgio de Oliveira Borges, e o representante do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, policial penal Saint Clair Sanches.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar