Tribunal de Justiça
Audiência pública em Juiz de Fora ouve pessoas em situação de rua


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta semana, a quarta audiência pública de 2023 sobre a “Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua”, por meio do Núcleo de Voluntariado e do Comitê PopRua/Jus. O evento aconteceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, nessa quarta-feira (17/5), no auditório do Tribunal do Júri da comarca, no centro da cidade.
A audiência pública foi conduzida pela superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luiza de Marilac, e pela juíza auxiliar da Corregedoria Mariana de Lima Andrade. O juiz Evaldo Elias Pena Gavazza representou o juiz diretor do Foro de Juiz de Fora, Paulo Tristão Machado Júnior. O promotor de justiça da comarca, Hélvio Simões Vidal; o defensor público do Estado, Vinicius Paulo Mesquita; e a defensora pública da União, Fernanda Carvalho, também participaram da audiência, juntamente com outros representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e autoridades locais.
A desembargadora Maria Luiza de Marilac ressaltou que o TJMG está atento às novas exigências dos tempos modernos e que a escuta qualificada traz ao Poder Judiciário um olhar diferente para as pessoas em situação de rua. A magistrada destacou que essas “audiências são realizadas conforme deliberação do Comitê de Audiências Públicas e de Mutirões, em consonância com os preceitos da Resolução Nº 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades”. Ela destacou que o Judiciário, o Legislativo e o Executivo precisam continuar caminhando juntos para um melhor acolhimento das pessoas em situação de rua.
A juíza Mariana de Lima Andrade lembrou que o objetivo da audiência é sobretudo escutar as pessoas em situação de rua de um modo mais informal e aberto. “Se possível, deixando todos à vontade para buscar a promoção da pacificação social verdadeira”, afirmou. Já o juiz Evaldo Elias Pena Gavazza fez referência às palavras do escritor Rubem Alves ao lembrar que a Justiça precisa ter uma escuta qualificada. “Temos uma facilidade da oratória, mas temos muita dificuldade na escutatória”, disse.
As pessoas em situação de rua que participaram do evento manifestaram seus desejos e necessidades. Representantes de instituições que atuam na questão sobre temas ligadas ao acesso desse público à Justiça ainda apresentaram reivindicações e demandas.

Este ano, as comarcas de Belo Horizonte, Ipatinga e Montes Claros já realizaram essas audiências públicas para debater questões como acesso à Justiça, reforço e efetividade dos procedimentos e processos judiciais e cooperação administrativa entre instituições em favor dos direitos e garantias das pessoas em situação de rua.
Das diversas manifestações públicas, os debates focam em temas sobre a ressocialização de presos, a cartilha de direitos, a rua de direitos e o possível retorno ao convívio social das pessoas em situação de rua após o cumprimento de pena no sistema prisional. Após a audiência pública, todos os encaminhamentos de praxe são realizados, especialmente a remessa da ata do encontro à Defensoria Pública, Ministério Público, Câmara Municipal e ao prefeito da cidade. As demandas são acompanhadas pelo Comitê PopRua/Jus.
Outras audiências públicas com o mesmo tema estão previstas para este ano: uma na Região Metropolitana de Belo Horizonte, envolvendo as comarcas de Betim, Contagem e Sete Lagoas, marcada para 14/6, e outra, em 13/7, na Comarca de Uberlândia ou na de Poços de Caldas.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem