Tribunal de Justiça

Belo Horizonte terá mais uma Vara da Infância e Juventude

Publicados

em

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Resolução nº 1.054/2023, determinou a alteração da denominação e competência da 3ª Vara de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais para da 2ª Vara Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte. Com a alteração, a Comarca de Belo Horizonte passa a contar com duas varas cíveis da infância e juventude. A vara já existente passa a ter a competência e denominação de 1ª Vara Cível da Infância e Juventude. Já a 1ª e a 2ª Varas de Feitos Tributários permanecem com a competência e denominação inalteradas.

not--Infancia-_-juventude - Copia.jpg
(Crédito: Divulgação/TJMG)

Os processos e as ações relativos a matérias tributária e da infância e juventude, respectivamente, passaram a ser distribuídos equitativamente entre as duas varas de cada matéria. Serão redistribuídos para a 2ª Vara Cível da Infância e Juventude 50% do acervo já existente de processos, ativos e inativos, da vara cível da infância e juventude.

A 2ª e 3ª Varas de Feitos Tributários vão receber, equitativamente, todo o acervo de processos ativos e inativos que na data da vigência dessa resolução se encontrem em tramitação na 3ª Vara de Feitos Tributários.

Leia Também:  Menino com leucemia ganha "dia de bombeiro" em Belo Horizonte

De acordo com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a atenção integral à infância e à juventude “é um norte que deve ser constantemente buscado pelo Poder Judiciário”, e a instalação de mais uma unidade cível “vem em benefício da celeridade e da eficácia no âmbito dessa especial jurisdição”.

O coordenador executivo da Coordenação da Infância e Juventude (Coinj) do TJMG, juiz Flávio Umberto Moura Schmidt, também comemora a iniciativa do Órgão Especial, que, por meio da alteração da competência da 3ª Vara de Feitos Tributários para 2ª Vara Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, atende a uma demanda antiga na capital.

O magistrado destacou ainda a grande contribuição que a 2ª Vara Cível da Infância e Juventude deve trazer à prestação jurisdicional, pois, além de atender a uma alta demanda envolvendo a infância de juventude, vai “garantir a Proteção Integral e prioridade absoluta dos Direitos das Crianças e Adolescentes, perante todos os demais direitos”.

As alterações atendem aos macrodesafios da agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, presentes Resolução 952/2020 do Órgão e Divisão Judiciárias, em decorrência da vacância do cargo de juiz da 3ª Vara de Feitos Tributários bem como da busca da melhoria nos serviços judiciais esperados com a ampliação do número de varas cíveis da infância e juventude.

Leia Também:  Mutirão de castração de cães e gatos esteriliza 150 animais em Belo Horizonte

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2800
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente em exercício se reúne com instituições parceiras

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA