Tribunal de Justiça
Cantata de Natal do TJMG atrai grande público a Praça da Liberdade


A 9ª Edição da Cantata de Natal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi realizada neste sábado (10/12), no prédio histórico que abriga o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O tema”10 Anos de Música… e muita história para Contar”, marcou a volta do evento, ao ar livre e aberto ao público, após restrições impostas pela pandemia de covid-19.
Devido as fortes chuvas, que caíram no sábado a noite, o evento precisou ser encerrado antecipadamente. O público vibrou com as apresentações e aplaudiu o espetáculo.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi representado pelo desembargador Wagner Wilson Ferreira, superintendente da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG.

O evento
A Cantata de Natal, que contou com apresentação 280 crianças e adolescentes, que integram o Coral Infantojuvenil, da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj), reuniu mais três mil pessoas que se concentraram ao redor do prédio para assistir e se emocionar. Os primeiros acordes da Orquestra e vozes do Coral ecoaram pela Praça da Liberdade e adjacências, por volta de 19h30, com as apresentações das janelas e do portão do prédio histórico.
O prédio, construído entre 1875 e 1897, onde funcionou a Secretária de viação e Obras Públicas, tem estilo eclético, mesclando elementos da arquitetura clássica francesa, neobarroca e renascentista italiana.
O espetáculo também marcou a integração da Cantata ao Circuito Liberdade, que é composto por 33 prédios históricos localizados ao redor da Praça da Liberdade, incluindo também o Palácio da Liberdade e a Biblioteca Pública Estadual.
.A edição deste ano foi realizada no prédio do Iepha, que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade em BH ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )
Repertório
Este ano, foram apresentadas releituras de músicas que marcaram a caminhada da Cantata desde a primeira edição, além de tradicionais canções natalinas. Fizeram parte do repertório: Christmas Canon, de Paul O´Neill; Carol of the Bells; Game of Thrones, O Trenzinho Caipira, de Vila Lobos; Dust in the Wind; Trem Bala, de Ana Vilela; e Maria Maria de Milton Nascimento. Por causa das chuvas intensas as apresentações foram encerradas.
As músicas foram executadas ao som de diversos instrumentos entre eles violinos, violoncelos, violões, violas, flautas, e contrabaixo acústico.

Impacto Social
O superintendente da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, destacou que o evento “comemorou os dez anos do projeto de formação da orquestra e do coral”..

O magistrado também falou sobre a abrangência e o impacto social da iniciativa do TJMG, que, “tem contribuído para o resgate da autoestima dos participantes, além de oferecer aos jovens uma profissão por meio da música”. “Não posso deixar de agradecer à direção do TJMG que nos deu total apoio, e a Prefeitura de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar” acrescentou.

Evento marcante
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, parabenizou a todos envolvidos na Cantata de Natal, em especial o desembargador Wagner Wilson. “A Cantata é um evento marcante e que faz parte do calendário natalino da cidade. Além da beleza, contribui para dar aos jovens um futuro melhor por meio da música”, ressaltou.
A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargador Ana Paula Nannetti Caixeta também destacou a função social da Cantata de Natal. “Eu sou fã da Orquestra e do Coral e faço questão de estar sempre presente nestes eventos. O Tribunal pratica cidadania com um evento desta natureza, pois estes jovens precisam deste apoio para terem uma profissão”, frisou a desembargadora.
O Corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Corrêa Junior, também enfatizou a importância do evento dentro das festividades natalinas de Belo Horizonte. “É uma festa que vai se repetir por muitos e muitos anos, sempre com um cunho social muito grande promovido pelo Tribunal de Justiça”, afirmou.

Vulnerabilidade Social
A Cantata de Natal do TJMG tem como protagonistas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que vivem em instituições de acolhimento, que integram o projeto social da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG.
Todos os anos, além de ser um presente aos belorizontinos com mensagens de paz e esperança, a Cantata é um instrumento de incentivo para os jovens integrantes. Além de promover o aprendizado, o projeto desperta nas crianças e adolescentes, valores como responsabilidade, paz e união, sendo também uma oportunidade de inclusão social.
Atualmente, também participam do projeto as crianças e adolescentes da creche Grupo de Apoio à Criança e da Escola Municipal Ulysses Guimarães, localizadas no Morro do Papagaio.
Os participantes do projeto frequentam, gratuitamente, aulas de inglês, expressão corporal, canto coral, harmonia, teoria musical e integração à orquestra, conforme a área escolhida e os instrumentos para os quais demonstram interesse e aptidão. As inscrições para participar do coral e da orquestra ficam abertas durante todo o ano.
A seleção de participantes é feita nos meses de fevereiro e agosto. Os jovens selecionados participam das aulas e, posteriormente, à medida que vão fazendo progressos na aprendizagem, podem vir a integrar o coral e a orquestra.

Presenças
Também estiveram presentes à Cantata de Natal, a vice-corregedora Geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Yeda Monteiro Athias; a superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Lilian Maciel; o ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt; e os desembargadores André Leite Praça, Leonardo Beraldo, Valéria Rodrigues Queiroz e Luiz Carlos Gomes da Mata.

Breve apresentação
Após paralisação da apresentação ao público, os jovens, motivados pela desembargadora Valéria Rodrigues, fizeram uma breve execução de músicas do lado de dentro do prédio, coroando o empenho e a disposição de todos.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas